Serviços de telecomunicações recuam 3% em janeiro, aponta IBGE

0

Os serviços de informação e comunicação recuaram 2,1% em janeiro, em relação a igual mês do ano anterior, contra -0,4% em dezembro e -4,3% em novembro. A variação acumulada em 12 meses ficou negativa em 0,2%, conforme dados da pesquisa do IBGE divulgada nesta sexta-feira, 11.

Na mesma comparação, os serviços de tecnologia da informação e comunicação caíram 2,5%, em especial telecomunicações, que perderam 3%. Os serviços de tecnologia da informação tiveram queda menor, de 0,8%. Os Serviços audiovisuais, de edição e agências de notícias tiveram alta de 1,3%.

A receita nominal dos serviços de informação e comunicação teve alta de 0,7% em janeiro. Mas a receita os serviços de TIC ficou zerada, enquanto a dos serviços de telecomunicações caiu 0,3% no mês ante os recuos de 0,5% em dezembro e 1,9% em novembro de 2015. Já os serviços de TI tiveram receita 1,4% maior. A renda dos serviços audiovisuais, de edição e agências de notícias avançou 5% em janeiro.

De acordo com o IBGE, em janeiro, o volume do setor de serviços como um todo teve queda 5%, em relação a janeiro de 2015, repetindo a queda registrada em dezembro (-5,0%) e recuando um pouco menos intensamente do que em novembro (-6,4%). A taxa acumulada em 12 meses ficou em -3,7%.

Já a receita nominal dos serviços recuou 0,1% no primeiro mês de 2016, em relação a janeiro de 2015, contra 0,3% em dezembro e -0,9% em novembro. A taxa acumulada em 12 meses da receita nominal ficou em 1,1%.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.