Setor de utilities ampliará investimentos em TI neste ano, diz IDC

0

O setor de utilities, que reúne empresas de energia elétrica, saneamento básico, água e gás, pretende ampliar em 14% os gastos com tecnologia da informação neste ano, ante o índice de 3,8% aplicado em 2005.

É o que indica o estudo ?Brazil IT Spendeing Trends 2006: Utilities?, elaborado pela consultoria IDC Brasil, que mapeou as prioridades de investimento em TI dessas companhias para este ano. A empresa entrevistou dirigentes de quase 70 empresas de pequeno, médio e grande portes entre novembro e dezembro do ano passado.

O estudo concluiu que as companhias elétricas e de saneamento tendem a desenvolver projetos para melhorar os seus respectivos sistemas de faturamento e cobrança, fundamentais para suas operações. Durante anos, esses dois setores utilizaram sistemas próprios, relutando em adotar as chamadas soluções de prateleira. O panorama mudou e, agora, muitas estão migrando para plataformas abertas e empacotadas, sobretudo aquelas que foram recentemente privatizadas.

O levantamento revela que os dois setores estão buscando também a integração dos sistemas, apesar de ainda serem muito dispersos, o que explica a grande demanda por ferramentas de gestão integrada (ERP), processo iniciado há cerca de dois anos e que tende a prosseguir até 2007.

Segundo o relatório da IDC, o setor elétrico brasileiro, em particular, atravessa um momento favorável aos investimentos. Depois do apagão em 2001, o setor se defronta agora com outra realidade, na qual terá de centrar foco na redução do risco regulatório, crescimento do consumo e investimentos do governo para melhorar a infra-estrutura do país, com prioridade para as grandes obras das áreas de transporte e de energia.

O estudo da IDC indica que há muito, ainda, o que se fazer em TI no setor de utilities. Os sistemas e as infra-estruturas das empresas são antigos, o que as impedem de atender as demandas dos seus usuários internos. Há necessidade de melhorar o nível de segurança e de integração dos sistemas e de se obter melhores informações gerenciais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.