Acordo com editoras e autores franceses encerra processo contra o Google

0

O Google firmou acordo com as editoras e autores franceses para pôr fim a um processo judicial que se arrasta há seis anos envolvendo direitos autorais. Embora o valor não tenha sido divulgado, o acerto estabelece a venda de versões digitais de livros por meio do serviço Google Books e o investimento do gigante das buscas na criação de um banco de dados digital com os trabalhos dos autores e seus direitos sobre os conteúdos.

Segundo informa o The Wall Street Journal, o acordo vai permitir ao Google prosseguir com seu programa de digitalização de livros, anunciado em 2004. A meta de digitalizar milhões de obras raras ou de difícil acesso em alguns países enfrenta barreiras judiciais devido às leis de proteção aos direitos do autor.

Em 2008, o Google já havia concluído um acordo semelhante com um grupo de autores e editoras dos Estados Unidos. A Corte Federal daquele país, no entanto, impediu a concretização do plano, há cerca de um ano, sob argumento de que isso daria à companhia “muito poder sobre o conteúdo”. Mais recentemente, o mesmo tribunal deu vitória a uma ação de classe contra o Google pela prática de digitalizar livros disponíveis ao público em universidades norte-americanas. Segundo os juízes, ele não tem o direito de copiar livros inteiros baseado na lei de copyright local que estabelece o “uso justo” da propriedade intelectual.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.