Apple atualiza sistema operacional, lança MacBook e desdenha ultrabooks

0

Nesta segunda-feira, 11, durante o keynote de abertura da Worldwide Developers Conference (WWDC), evento anual para desenvolvedores da Apple, que acontece na cidade de São Francisco, na Califórnia, a fabricante estremeceu os mercados de PCs e de mobilidade com diversos lançamentos. Entre eles estão desde a atualização do sistema operacional para computadores, o OSX Mountain Lion, até nova versão do iOS e o novo MacBook Pro com tela retina, o mais poderoso laptop com a marca da maçã.

“É simplesmente o melhor computador que já fizemos”, exaltou o vice-presidente de marketing da Apple, Phil Schiller, referindo-se à nova linha do MacBook. O CEO da empresa, Tim Cook, aproveitou para alfinetar os fabricantes que apostam nos ultrabooks como os PCs do futuro – os ultrabooks são uma nova categoria de computadores pessoais desenvolvida pela Intel, que têm características de um híbrido de tablet e notebook, ultrafinos e de altíssimo desempenho. "O Mac é pioneiro e muitos tentam copiá-lo. Descobriram, contudo, que não é tão fácil”, afirmou o executivo. Os novos notebooks da Apple trazem tela de alta resolução de 15 polegadas, com 5 milhões de pixels, mais do que o dobro do que tem um televisor full HD.

A atualização do sistema operacional para Macs tem como destaque mapas em 3D e a abertura de páginas no Safari, mesmo em modo offline, desde que sejam carregadas anteriormente. O software ganha conexão sem fio para streaming de conteúdos de Macs para outros dispositivos da Apple, como Apple TV, iPod e iPad. De acordo com a fabricante, existem 66 milhões de Macs ativos em todo o mundo, 40% deles com o sistema operacional Lion, versão mais atualizada, lançada há nove meses. Cook ressaltou que o rival Windows 7, da Microsoft, levou 27 meses  para atingir o mesmo porcentual.

Portfólio móvel

Dentre as inúmeras atualizações, o novo sistema operacional iOS para iPad, iPhone e iPods Touch, traz como destaque o assistente de voz Siri em diversos idiomas e também para o novo iPad. Anteriormente, ele estava disponível apenas em inglês para o iPhone 4S. Em português, contudo, continua sem previsão para figurar na lista, ao lado de mandarim, italiano, coreano, entre outras línguas.

A fabricante anunciou também parcerias com montadoras de automóveis para o desenvolvimento do Eyes Free, funcionalidade que, por meio de uma conexão com o dispositivo, irá integrar o Siri para o uso de comando de voz no carro. Esses produtos devem chegar às linhas de produção nos próximos 12 meses, garante a Apple.

Além disso, o iOS 6 ganha integração nativa com o Facebook, o que foi visto por analistas como uma parceria velada das duas empresas contra o avanço do sistema operacional Android, do Google. A comunicação entre o dispositivo e a rede social irá automatizar notificações, facilitar o compartilhamento de fotos, aplicativos, mapas e status. Além disso, ao procurar ou baixar aplicativos da App Store, o sistema operacional mostrará as atividades e avaliações de amigos sobre o produto.

Segundo a Apple, foram vendidos 365 milhões de aparelhos com iOS até o dia 30 março, sendo 80% deles com a versão mais recente do sistema operacional. Na comparação com o Android, apenas 7% dos dispositivos são equipados com a última atualização. A fabricante divulgou uma pesquisa a qual aponta o índice de 75% de satisfação dos consumidores com aparelhos rodando o iOS.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.