Novo website do Hospital Banco de Olhos tem navegabilidade e interatividade melhorados

0

O novo website da Associação de Literatura e Beneficência Hospital Banco de Olhos de Porto Alegre – onde há 218 médicos especializados em oftalmologia – será, conforme a previsão, completamente concluído em julho próximo. Mas nova página, na qual foram investidos R$ 30 mil, já se mostra efetiva. O número de acessos aumentou e a independência do gerenciamento e inserção de conteúdo pelo serviço de marketing facilita o fluxo de trabalho e a publicação de informações conforme a demanda. O site conta também com a otimização dos processos de atualização, o que reduz a complexidade e, consequentemente, o tempo dedicado a essa atividade.

Segundo o coordenador de TI do Hospital, Marcelo Prates, o website anterior era desatualizado, tinha recursos estáticos de divulgação, difícil acesso para publicação e atualização de conteúdos e não favorecia o controle por parte das áreas de marketing e comunicação, já que precisava de um técnico especializado para a realização dos procedimentos. "Era subutilizado, com comunicação unidirecional, sem possibilidade de oferecer serviços e interatividade", descreve Prates.

Com um lento tempo de resposta para publicação, o site sofria perda de produtividade. Segundo Patres, havia atraso de uma semana na disponibilização dos conteúdos, "tornando o acesso de usuários às informações já ultrapassadas", explica.

A gerente de marketing do Hospital, Clarissa Sá, conta que desde 2010 notou-se um aumento constante de acessos ao antigo site do hospital, mesmo a plataforma sendo essencialmente utilizada como canal de informação. O percentual de crescimento foi de 78% em 2010, quando comparado aos números de 2009; e 34,5% em 2011, em relação ao ano anterior. O número absoluto de acessos durante 2011 foi de 129.665. "O motivo da evolução foi a nova padronização da divulgação do Hospital, ou seja, utilização do endereço eletrônico em todos os canais e materiais utilizados pela Instituição", explica Clarissa.

Dessa forma, investir na qualidade de serviço oferecida para esse maior público foi um dos motivadores para o planejamento do novo site. "Estrategicamente, o planejamento foi elaborado objetivando inserir a Instituição, com novas ferramentas para os públicos, na mídia eletrônica, a qual é monitorada sistematicamente pelo Serviço de Marketing, mediante a observação do crescimento de número de usuários de internet, bem como acompanhando as tendências desta mídia", detalha Clarissa.

Mudanças e benefícios

Além da praticidade, o novo website conta com a otimização de rotinas de atualização; um visual mais moderno e, segundo Prates, de acordo com as tendências do mercado; canais interativos e de redes sociais. "Oferecemos também prestação de serviços de agendamento de consultas e exames, e a consulta aos resultados de exames", intera Prates.

O planejamento do site valorizou ainda a facilidade de os usuários encontrarem as informações de que precisam; a usabilidade, por estar de acordo com os padrões atuais de navegação da web; e a portabilidade: o site funciona normalmente em diversas plataformas de acesso à web, com diferentes navegadores ou dispositivos. Além disso, um dos principais diferenciais da solução é a acessibilidade: o site está adaptado às regras de contraste e aumento do tamanho das fontes.

Como principal fator, Clarissa destaca a capacidade de atualização constante de conteúdos e a possibilidade de promover pesquisa de satisfação quanto ao uso do site, algo que, segundo ela, favorece o atendimento diferenciado, voltado à solução sobre demanda do usuário.

A implantação da solução aconteceu depois da pesquisa de mercado realizada a partir dos players que desenvolvem websites em diferentes níveis institucionais. Em um período de aproximadamente 60 dias, a equipe reuniu os dados e decidiu pela atual solução. "Analisamos os portfólios das empresas apresentadas; e recursos que envolviam o desenvolvimento, o prazo a cumprir, além da relação custo x benefício", explica Prates. Dez meses depois, o site foi lançado.

As responsáveis pela solução são a We2 Studio (programação) e a Evox Agência Digital, empresa criadora do design. Patres ressalta ter sido a primeira vez que a Instituição trabalhou com essas empresas, pois os sites anteriores foram construídos pelo próprio serviço de informática do hospital.

O coordenador de TI lembra ainda que os fornecedores participaram ativamente dos processos de análise do cenário anterior, assim como em todas as fases de desenho e programação, "seguindo o planejamento das ferramentas propostas". Além disso, Prates diz que, na fase final de desenvolvimento, os fornecedores repassaram à equipe da empresa que está utilizando o sistema os devidos treinamentos, "relacionados aos processos de atualização dinâmica do site do Hospital".

Por conta do alto tráfego de rede, o novo website está instalado em um servidor externo, assim como também foi terceirizado o serviço de e-mail marketing. A finalidade, segundo Prates, foi dar maior vazão ao processo, favorecendo as rotinas de serviço.

O investimento estimado até a finalização do projeto é de 30 mil reais. Segundo Clarissa, o retorno ocorrerá de maneira gradual. "Estima-se um crescimento mensal de acesso em torno de 10% ao mês" declara. E ainda afirma: "o retorno mais importante é inatingível momentaneamente, pois refere-se principalmente no fortalecimento da marca e da imagem institucional, e na abertura de mais canais de acesso junto ao cliente", diz.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.