Empresas de internet pedem transparência ao governo dos EUA sobre vigilância online

0

O Google, a Microsoft e o Facebook pediram nesta terça-feira, 11, "transparência" ao governo dos EUA no caso do vazamento do programa de vigilância online. Acusada de ser uma das empresas de internet que fornece dados confidenciais de usuários à Agência Nacional de Segurança (NSA) e ao FBI (polícia federal americana), o Google solicitou permissão ao governo americano para publicar um resumo dos dados dos usuários que foram solicitados pela administração de Barack Obama por razões de segurança nacional.

"Pedimos que ajudem a tornar possível que o Google publique em nosso Relatório de Transparência os números totais de solicitações de segurança nacional, incluindo as revelações da Fisa [sigla em inglês para Lei de Vigilância de Inteligência Estrangeira] em termos da quantidade que recebemos e seu alcance", afirma a carta, assinada pelo chefe de assuntos legais da empresa, David Drummond.

Na semana passada, os jornais inglês The Guardian e o americano The Washington Post divulgaram que a NSA e o FBI têm acesso livre a central de servidores de nove companhias de internet americanas, entre elas Microsoft, Yahoo, Facebook, Skype, YouTube, Apple, PalTalk, AOL, além do Google. Os jornais destacaram que o acesso permitia, inclusive, extração de conversas de áudio e vídeo, fotografias, e-mails, documentos e registros de conexão, como parte do programa de espionagem ultrassecreto do governo, denominado Prism.

A carta Drummond destaca ainda que, apesar de haver pedidos legais do governo previstos na Fisa, as afirmações da imprensa de que o cumprimento desses pedidos dá livre acesso ao governo americano a dados de usuários são "simplesmente falsas". "Números do Google mostrarão claramente que o cumprimento desses pedidos está muito aquém das reivindicações que estão sendo feitas. O Google não tem nada a esconder", diz Drummond, enfatizando que além da divulgação das solicitações de segurança nacional recebidas, a empresa também gostaria de publicar em seu relatório as divulgações da Fisa.

Em seu relatório de transparência, o Google já divulga tráfego em tempo real e histórico de seus serviços em todo o mundo, números de pedidos de remoção recebidos de proprietários de direitos de autor ou de governos e números de pedidos de dados do utilizador recebidos de organismos governamentais e de tribunais.

"O Google reconhece que vocês autorizaram a recente divulgação de números gerais de cartas de segurança nacional enviadas. Não houve consequências adversas decorrentes dessas publicações e, na verdade, mais empresas estão recebendo suas aprovações para fazer o mesmo, graças à iniciativa do Google. Transparência aqui também servirá ao interesse público, sem prejudicar a segurança nacional", conclui o diretor.

As outras companhias acusadas de fornecer livre acesso aos dados de usuários ao governo negaram participação no programa de vigilância Prism. Seguindo a iniciativa do Google, a Microsoft e o Facebook fizeram o mesmo pedido ao governo norte-americano para a divulgação de dados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.