ADP processa empresa 'intermediária' de processamento de folha de pagamento na nuvem

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A ADP, fornecedora de serviços de processamento e gestão na área de recursos humanos, entrou com um processo por difamação contra a Zenefits, fornecedora de software na nuvem para gerenciamento de folha de pagamento. A disputa teve início quando a ADP bloqueou o acesso da Zenefits a informações sobre a folha de clientes da startup, alguns dos quais utilizam a empresa como intermediária na prestação de serviços de processamento de folha de pagamento. A empresa discorda das circunstâncias que levaram à ADP a mover a ação judicial, e agora as duas vêm travando uma guerra feroz de acusações.

O processo foi aberto no Tribunal Distrital de San Francisco, na Califórnia. Na denúncia, a ADP alega que a Zenefits e seu CEO, Parker Conrad, promoveram uma "campanha, por meio de notícias plantadas na imprensa, manipuladora e maliciosa, ignorando o seu próprio comportamento, para difamar e afugentar clientes da companhia". A ADP diz também que a Zenefits a difamou quando "alegou que a companhia teria causado intencionalmente danos a clientes, apenas para obter vantagem competitiva".

Na quarta-feira, 10, a Zenefits contra-atacou dizendo que a ADP lançou um produto concorrente, mas negou que o objetivo era esmagar um potencial rival. Um funcionário de uma empresa, que diz ser cliente de ambas, disse em um e-mail ao The Wall Street Journal que um representante de vendas da ADP o informou que a empresa estava "saindo com um produto para competir com Zenefits". O produto descrito no e-mail combinaria o processamento de folha de pagamento com a funcionalidade de administração de benefícios, oferecida gratuitamente. O e-mail tinha data de terça-feira, 9, mesmo dia em que a ADP entrou com a ação por difamação.

Carta aberta aos clientes

Procurada pelo jornal americano, a ADP disse que o produto descrito no e-mail não era nem um lançamento nem tinha o objetivo de concorrer com a Zenefits. "Este é um serviço essencial que a ADP oferece aos clientes há muitos anos", disse a empresa em um e-mail, na quarta-feira.

A briga entre as empresas é resultado da concorrência num segmento específico do mercado corporativo, mas altamente rentável. Um número crescente de empresas está travando uma disputa feroz para fornecer serviços de processamento da folha de pagamento, gestão de solicitações de pedidos de seguro-benefício e outros serviços de RH para pequenas e grandes empresas. E o litígio decorre do papel Zenefits 'como intermediária para alguns clientes de pequeno porte da ADP que usam o sistema de folha de pagamento da companhia chamado RUN. A Zenefits fornece acesso ao sistema para cerca de 600 de seus clientes corporativos. Na semana passada, a Zenefits alegou que a ADP interrompeu esse acesso, sem aviso prévio.

"A ADP, maior fornecedora do mundo de processamento de folha de pagamento, impediu milhares de seus clientes, da carteira de pequenas empresas, de usar a Zenefits para automatizar a gestão da folha de pagamento", escreveu a Zenefits em uma carta aberta a seus clientes. "ADP fez isso sem a permissão das empresas, e também sem notificar a Zenefits, que mantém parceria com a ADP desde que foi fundada." Ela reiterou as acusações em um post em seu blog.

A ADP contra-atacou: "Nós nunca operamos em parceria com Zenefits, em qualquer sentido, e nunca autorizamos o seu método de extração de dados de nosso sistema de folha de pagamento RUN. Eles ganharam acesso aos nossos sistemas, convencendo clientes a lhes dar acesso administrativo a nossa plataforma. Apesar de ter muitas maneiras legítimas para se integrar com a ADP, a Zenefits escolheu uma abordagem indireta".

A ADP disse esta semana, e reiterou em sua ação judicial, que cortou a possibilidade da Zenefits extrair informações de seu sistema de folha de pagamento, porque isso também sobrecarrega os sistemas da companhia com a inundação de tráfego digital.

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