Siemens fará testes com WiMax no Brasil em setembro

0

A Siemens iniciará em setembro testes com seu equipamento WiMax em operadoras brasileiras nas freqüências de 3,5 GHz e 10,5 GHz. O foco principal são as operadoras de telefonia fixa, interessadas nessa tecnologia para ampliar sua cobertura de acesso à Internet em banda larga, explicou o diretor de carriers networks da Siemens Communications do Brasil, Alexis Facchina.
A linha WiMax da companhia foi desenvolvida pela Siemens italiana e leva o nome comercial de SkyMax. Antes de desenvolver esse produto, a fabricante já fizera alguns testes ?pré-WiMax? com a Embratel e a Brasil Telecom através de uma parceria com a israelense Alvarion em contratos para fornecimento de redes ponto-multiponto.

TV paga

A Siemens está de olho no mercado de operadoras de TV a cabo interessadas em oferecer voz sobre IP (VoiP). A fabricante já forneceu infra-estrutura de VoiP para algumas importantes empresas de TV a cabo internacionais, como a CableVision. Hoje, há mais de 500 mil assinantes de TV a cabo ao redor do mundo usando serviços de VoiP com tecnologia Siemens.
Por outro lado, a Siemens também quer ajudar as operadoras de telefonia na oferta de conteúdo televisivo. A Telemar iniciará em breve testes com a solução da Siemens de IPTV (TV transmitida por protocolo IP através de um acesso à Internet em banda larga). Vale destacar que recentemente a fabricante alemã adquiriu a empresa americana Myrio, especializada em middleware para proteção de conteúdo de TV por assinatura.

Celulares

Em seu próximo ano fiscal, que se inicia em outubro, a Siemens terá um desafio pela frente: recuperar a perda de faturamento decorrente da venda de sua unidade de aparelhos móveis para a chinesa BenQ. No Brasil, em especial, os celulares representam aproximadamente 20% da receita da companhia, que no último ano fiscal foi de aproximadamente R$ 5,9 bilhões. ?Espero que a gente consiga recuperar isso ano que vem, mas não será fácil. Vamos dar atenção especial a todas as outras áreas da empresa?, afirmou Aluízio Byrro, vice-presidente da Siemens Brasil.
A companhia ainda não sabe qual será a solução para a fabricação de seus módulos sem fio no Brasil. A unidade não foi vendida para a BenQ, mas sua produção no País é feita dentro da fábrica de celulares da Siemens em Manaus, que a partir de outubro passa para as mãos da companhia chinesa. ?Ou transferiremos a produção para a fábrica de Curitiba ou iremos terceirizar com a BenQ?, disse Byrro.
A respeito da fabricação de telefones IP no Brasil, o executivo disse que o custo do aparelho ainda é muito alto para que isso aconteça. Hoje, um telefone IP custa mais de R$ 1 mil. Pelas contas de Byrro, seria preciso que esse preço caísse entre 30% e 40% e haver uma produção de 100 a 150 mil unidades por ano para valer a pena a fabricação no País.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.