Carrefour consolida modelo de governança de fornecedores de TI

0

A rede de supermercados Carrefour, presente em 25 países e líder em vendas no varejo nacional, está consolidando a mudança no seu relacionamento com os fornecedores de infra-estrutura de TI. A empresa evoluiu o antigo modelo de gerenciamento compartilhado de recursos humanos para um modelo de governança com contratos estabelecidos por acordos de nível de serviço (SLAs).

A reestruturação dos processos de TI vem sendo conduzida, desde 2005, pela Quint Wellington Redwood, empresa de consultoria e treinamento Gerencial, especializada em gerenciamento de serviços, governança e melhoria do desempenho de TI. ?A Quint foi selecionada para gerenciar esse projeto e agora estamos consolidando a área de governança e a mudança de todo o modelo de gestão de fornecedores de TI?, diz Adriano José Denny, gerente nacional de informática do Carrefour.

Segundo o executivo, a mudança trouxe benefícios e ?algumas lições aprendidas?. Entre as vantagens mensuráveis está o aumento na taxa de resolução de problemas, utilizando base de conhecimento pelo primeiro nível de menos de 10% para 44%; o aumento na velocidade de correção de problemas ?genéticos? das aplicações e maior previsibilidade de custo e redução de 33% no volume de ligações na central de serviços. ?Há ainda os benefícios intangíveis, como o aumento da transparência, que levou à identificação de inúmeros pontos de melhoria no processo de suporte, o respaldo contratual que nos permite buscar melhorias no nível de serviço prestado e a clareza de expectativas da organização de TI, em relação ao nível de serviço e ao investimento necessário para atingi-lo?, explica Denny.

O novo modelo, segundo o executivo, vai facilitar o relacionamento do Carrefour com seus fornecedores e permitir que seus funcionários atuem mais voltados ao planejamento da entrega dos serviços de TI. ?Os contratos com atividades e responsabilidades definidas de maneira genérica dificultava o relacionamento com os fornecedores e aumentava o custo total da operação. Isso exigia que o Carrefour criasse um espelhamento de funções, impedindo a atribuição clara de responsabilidade. É aquela história: cachorro que tem dois donos morre de fome. Hoje, essa situação está mudada e a visão dos papéis e responsabilidades é bem clara e sem dúvidas?, afirma Denny.

A Quint conduziu todas as atividades para o novo modelo de governança do Carrefour. ?Em 2005, nós definimos a estratégia de sourcing e escrevemos o pedido de proposta (RFP). Em setembro do ano passado, fizemos a seleção e a transição do modelo antigo para o atual e preparamos a estrutura do Carrefour para fazer o gerenciamento do outsourcing. Agora estamos consolidando a área de governança, através da implementação de processos específicos, de forma a concluirmos o projeto.?, afirma Marcos Weiss, diretor de operações da Quint.

?O estabelecimento de um objetivo a atingir e a capacitação do pessoal foram importantíssimos para o sucesso que temos tido até o momento e não pretendemos parar. Nosso próximo passo é aperfeiçoar o provimento dos serviços de TI e servirmos de referência para o grupo Carrefour como um todo?, conclui Denny.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.