Estados já emitiram mais de 840 mil notas fiscais eletrônicas

0

As empresas dos seis estados brasileiros que aderiram ao o projeto da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) já emitiram, até agora, mais de 840 mil documentos com assinatura digital, no valor total de R$ 6,5 bilhões, segundo levantamento da Receita Federal. O projeto já está funcionando em algumas empresas nos Estados da Bahia, Goiás, Maranhão, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

A expectativa é que até outubro outros seis estados (Ceará, Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso, Rio Grande do Norte e Sergipe) estejam aptos a participar do projeto, que visa substituir a atual sistemática de emissão de documento fiscal em papel pelo eletrônico, com validade jurídica garantida por assinatura digital.

O objetivo é reduzir custos das empresas na aquisição de papel e armazenagem, além de simplificar o cumprimento das obrigações acessórias pelos contribuintes. O processo, segundo a Receita, permitirá ainda diminuir o tempo de parada de caminhões em postos fiscais de fronteira, eliminar digitação de notas fiscais no trânsito e na recepção de mercadorias e melhorar o controle fiscal pelas administrações tributárias.

A emissão de nota fiscal por meio dessa tecnologia por enquanto não é obrigatória. No entanto, protocolo do ICMS assinado na última sexta-feira (6/7) por 21 secretarias de Fazenda estaduais prevê que, a partir de 1º de abril de 2008, fabricantes e distribuidores de cigarros, além de produtores, formuladores, distribuidores e importadores de combustíveis, deverão obrigatoriamente emitir NF-e em todas as operações.

Essa exigência deverá se estender em breve a outros setores da economia, juntamente com a obrigatoriedade de elaborar a escrituração fiscal e contábil em meio digital com transmissão ao Sistema Público de Escrituração Digital (SPED).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.