Governo lança catálogo de softwares para compartilhamento entre órgãos públicos

0

A Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) do Ministério do Planejamento lançou, nesta segunda-feira, 11, um catálogo com o resultado de uma consulta que levantou, em dois meses, os softwares disponíveis nos 220 órgãos que integram o Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (SISP). A consulta contou com a contribuição de 102 órgãos públicos.

"O novo catálogo vai facilitar o acesso dos órgãos e entidades do SISP às soluções prontas aptas a atender suas necessidades, bem como permitir o trabalho colaborativo entre os que têm necessidades comuns", explicou a diretora de governança e sistemas de informação do Ministério do Planejamento, Ana Carolina Degaspari.

Para facilitar o acesso e a consulta às soluções, os órgãos poderão realizar diversos filtros no catálogo de software. Os sistemas podem ser pesquisados por órgão, categoria, plataforma operacional, banco de dados, sistema operacional, dentre outros. O instrumento também permite conhecer as principais necessidades de softwares dos órgãos.

"Esperamos que este instrumento apoie as instituições na busca de soluções que possam ser compartilhadas, refletindo na redução de custos de aquisição ou desenvolvimento de softwares", finalizou Degaspari.

Legislação

Além da economia de recursos e de esforços, a publicação auxilia os órgãos a cumprirem a Instrução Normativa SLTI nº 04/2014, que determina que antes de desenvolver ou contratar um novo software, os órgãos devem analisar se há esforços similares realizados por outros órgãos ou entidades da Administração Pública. A norma também determina a disponibilização das soluções entre os órgãos ou entidades da administração pública.

As informações para as instituições que quiserem incluir seus softwares no catálogo podem ser enviadas pelo site.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.