Start-up inicia operações apoiada por grandes grupos

0

Fruto de projeto desenvolvido na cidade de Belém, no Pará, uma nova empresa chega ao mercado de transações financeiras. Trata-se da ImediaData, resultante de uma sociedade entre a Rede Sysdata com as empresas Plastron/Sensormatic e LGM.

Fundada em 1990, a Rede Sysdata faz a comunicação de transações para mais de 19 mil clientes em cerca de 30 mil pontos-de-vendas, incluindo bancos, operadoras de cartões private label, financeiras, cartões de débito, crédito, consulta cadastral, operadoras de celular, entre outros, através de rede composta de 12 mil pontos de presença (POS), que processa 4 milhões de transações mensais.

De acordo com Adriano Furtado, diretor da Rede Sysdata, essa experiência permitiu o desenvolvimento de um modem sem fio, já patenteado, que funciona na rede GPRS/Edge de duas operadoras de celulares ao mesmo tempo, garantindo conexão e disponibilidade com índice próximo de 100%.

"Hoje, se cai a conexão, o dispositivo (terminal financeiro, POS, ATM, PDV, etc.) fica totalmente inoperante. Com nossa solução, o modem automaticamente muda de operadora e não a há perda de transação, e portanto, nenhum prejuízo financeiro", explica.

A ImediaData já conta com um piloto funcionando no Banpará (que faz parte da rede ATP), e deu início a uma série de apresentações da solução para os bancos. O governo de São Paulo, também demonstrou interesse após o apagão da internet que houve em São Paulo, que paralisou diversos serviços públicos.

Outra vantagem apontada pelo executivo, é que a solução vai ser comercializada como serviço e prevê uma redução de custo em cerca de 50% em comparação como esse mesmo tipo de serviço oferecido no mercado. "Ela se presta para outros fins como, por exemplo, a instalação de um ATM num local provisório, um projeto piloto ou provisório, uma prova de conceito, etc., é só colocar o modem uma antena e o serviço já está disponível. Não há demora em prestar o serviço ao cliente final", afirma.

A Rede Sysdata tem uma história empresarial diferenciada. Ela reúne hoje cerca de cem funcionários, 95 dos quais no Pará, o que de certa forma lhe dá uma "proteção geográfica" na manutenção da equipe, garantindo não haja evasão de mão-de-obra nem um inflação salarial. "Temos uma parceria com a Universidade do Pará, promovemos a formação de nossos funcionários, motivo pelo qual não há turnover de profissionais qualificados, além de sermos um grande empregador na área de TI na cidade", explica Furtado.

Para fazer o startup da ImediaData, a empresa foi constituída com capital do grupo Plastron-Sensormatic, que domina 75% do segmento de tecnologia para prevenção de perdas no ambiente de varejo. Faz parte também do grupo a Virtual Gate, dedicada ao monitoramento via câmera IP do fluxo de pessoas em lojas e shoppings centros para determinar hábitos de compra; e a Alarmetec, focada em monitoração com câmeras em ambientes hostis. O grupo é dirigido por Luis Antonio Alves Oliveira, ex-diretor da Alcatel.

Captura e transmissão de dados

Furtado explica que o serviço é voltado para qualquer solução que faz a captura e transmissão de dados, mas predominantemente a Rede Sysdata trabalha para bancos como HSBC e Real, financeiras e private label como Losango e Accor, serviços de crédito como Serasa, Equifax, ACSP e Telecheque, cartão de gestão como a Ticket, Cheque Eletrônico-24 Horas, gift cards como Boticário e carga de celular, com as operadoras TIM, Vivo e Amazônia Celular.

Para suportar essa rede, o data center de Belém, conta com 50 servidores Cisc quadriprocessados, seis roteadores, duas unidades de disco de um terabyte, seis servidores dedicados com host para dez autorizadores, banco de dados Oracle e Firebird. Os 12 POPs estão situados em Belém, Fortaleza, Recife, Salvador e nas principais cidades do Centro-Sul do país.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.