TJ amplia sistema de teleaudiências em presídios paulistas

0

Tribunal de Justiça de São Paulo ampliou o sistema de teleaudiências nos presídios do Estado, com objetivo de dar maior segurança, economia e rapidez no andamento de processos, já que o preso não precisa sair da unidade prisional.

A videoconferência funciona como uma audiência comum, com o emprego de dois aparelhos de TVs de 29 polegadas, um na sala do juiz e outro na prisão, focado no réu. Dois microfones bidirecionais captam o som dos dois ambientes. No fórum ficam os advogados particulares do réu e na penitenciária um do Estado, para garantir que o preso não sofra coação.

Os novos equipamentos foram instalados nos fóruns de Presidente Bernardes e Presidente Venceslau, cidades com presídios de segurança máxima e regime disciplinar diferenciado (RDD), em que o detento fica isolado dos demais.

O sistema de teleaudiências criminais foi implantado, por meio de convênio firmado entre o Tribunal de Justiça e a Secretaria da Administração Penitenciária do Estado, em 12 locais, seis prisões e em seis salas de audiências no Fórum Criminal da Barra Funda. Já contam com o sistema os Centros de Detenção Provisória (CDP) de Guarulhos II, Osasco I, Belém I, Pinheiros, o Centro de Readaptação Penitenciária de Presidente Bernardes e no Presídio II de Presidente Venceslau.

Segundo o coordenador de teleaudiências do Fórum Criminal, Ministro Mário Guimarães, desde que o sistema foi adotado, em agosto de 2005, ocorreram 1.074 sessões no Estado, 300 delas no Centro de Detenção Provisória de Guarulhos II, na Grande São Paulo.

A juíza auxiliar da 18ª Vara Criminal do Fórum Mário Guimarães, Telma Berkelmans dos Santos, declarou que, a partir da implantação do sistema, o número de audiências canceladas diminuiu. ?Algumas vezes, quando o trâmite para convocação do preso estava sendo concluído, ele tinha sido transferido para outra unidade prisional?, informou.

Telma Berkelmans disse que o cancelamento de audiências em função do não comparecimento do réu, que precisa de escolta policial, é comum em presídios que ainda não têm o sistema de teleaudiências. ?Hoje, por exemplo, uma audiência com três réus foi cancelada, por esse motivo. Agora, só posso remarcá-la para o mês que vem?, afirmou. São realizadas de 6 a 12 teleaudiências diariamente na 18ª Vara, segundo a juíza auxiliar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.