Toyota do Brasil implanta nota fiscal eletrônica

0

A Toyota do Brasil, a quinta montadora de automóveis em vendas no país, está trabalhando para adotar o modelo de emissão eletrônica de suas notas fiscais. Atualmente, a empresa está na fase de preparação (testes), operando com o método tradicional e o eletrônico. O objetivo da montadora é a partir de outubro emitir oficialmente parte dos seus documentos no novo sistema.

Nesta primeira fase, a Toyota investiu em segurança e adquiriu o hardware Net D-Fence, da True Access, que assina e armazena o certificado digital, garantindo o sigilo das informações.

A montadora foi uma das escolhidas para participar do projeto piloto do governo, que conta com o envolvimento de 19 companhias e é conduzido pelas Secretarias da Fazenda de São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Maranhão, Goiás e Bahia, em conjunto com a Secretaria da Receita Federal.

Mensalmente, a Toyota emite aproximadamente 60 mil notas fiscais em papel. Mas a adoção da nota fiscal eletrônica será gradual, não abrangendo o volume total das notas emitidas atualmente. ?Escolhemos uma fração de emissões do faturamento de veículos, para iniciarmos as operações com o modelo de emissão eletrônica?, explica Rodolfo Cotta, chefe do departamento de faturamento e cobrança da montadora. A implantação acontecerá de forma gradual para ser possível realizar testes e verificar as implicações comerciais e as possíveis dificuldades.

Segundo o executivo, a nota fiscal eletrônica trará também a possibilidade de substituição do processo atual de EDI (troca eletrônica de informações entre as empresas), que poderá ser feito no futuro com as ferramentas do B2B, além de tornar mais ágil os procedimentos no processo de exportação e importação.

De acordo com Cotta, embora seja difícil mensurar a redução de custos com a adoção da nota fiscal eletrônica, a expectativa é, no médio prazo, eliminar gastos com operações acessórias (tempo de transação das operações, contabilização de informações, armazenamento físico dos documentos e papel). ?O novo modelo fiscal demanda um grau elevado de segurança, que deve estar aliado à boa performance. Uma das etapas mais importantes na adoção da nota fiscal eletrônica é a compra do equipamento responsável pela segurança dos dados?, afirma o executivo.

Além de segurança, os investimentos da Toyota para implantar a nota fiscal eletrônica também envolveram os custos com os analistas internos e a associação com um provedor para a implantação da interface entre a montadora e a Secretaria de Fazenda. O retorno do capital investido, segundo Cotta, acontecerá de forma gradativa, à medida que o sistema seja expandido.

A Toyota decidiu participar do projeto piloto por acreditar na importância da informatização do processo de emissões de notas fiscais na desburocratização do atual sistema. Além disso, existe a necessidade de aperfeiçoamento dos controles fiscais vigentes. Isto trará resultado direto em ganhos com reduções dos atuais custos operacionais e de transações, gerando benefícios para toda a sociedade, através do combate mais eficiente da sonegação.

?A nota fiscal eletrônica é um processo irreversível, que somado ao projeto de escrituração fiscal e contábil digital, trará benefícios enormes a toda a sociedade. Provavelmente, ainda por um período de tempo será facultativa para as empresas, mas certamente a médio prazo se tornará obrigatória?, prevê Cotta. Ele também elogia a forma profissional, transparente e eficiente com que está sendo conduzido todo este processo pelo Grupo Gestor da Nota Fiscal Eletrônica, formado pelos Estados que participam do projeto piloto e pela Secretaria da Receita Federal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.