Telecentros já foram implantados em mais de 5 mil municípios

0

Os 5.306 municípios brasileiros já receberam ao menos um kit telecentro – que contém dez computadores ligados à internet de alta velocidade totalmente aberto e gratuito para a população. Apenas 258 cidades não se cadastraram, mas elas ainda têm tempo para se inscrever. O Ministério das Comunicações investiu R$ 134 milhões no projeto de inclusão digital, considerado um dos maiores do mundo.

Nos telecentros, as comunidades locais poderão usar gratuitamente os equipamentos, acessar a internet, realizar cursos de informática básica e de navegação na web, promover atividades sócio-culturais para mobilização social, divulgar o conhecimento e participar de oficinas de alfabetização digital, entre outras atividades.

A recomendação do ministério é que sejam utilizados, preferencialmente, softwares de plataforma aberta e não proprietária, conforme as diretrizes do governo federal. Os kits foram doados às prefeituras, que em contrapartida disponibilizam um espaço com, no mínimo 48 metros, acesso à internet, luz, água potável, sanitários, linha telefônica e acessibilidade às pessoas portadoras de necessidades especiais. Os telecentros ainda contam com no mínimo um assistente técnico e também deve constituir o conselho gestor da unidade.

Para facilitar a instalação e a utilização adequada dos telecentros, estão disponíveis na página do ministério (www.mc.gov.br) os manuais e outras informações sobre o programa. Também está disponível na internet um vídeo explicativo.

O Ministério das Comunicações está telefonando para cada prefeito das 258 cidades que ainda não se cadastraram, para que nenhum município brasileiro fique fora do programa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.