Prodam e Intel farão teste para projeto WiMax em São Paulo

0

Em visita ao Brasil, o vice-presidente mundial de marketing e vendas da Intel Corporation, Anand Chandrasekher, firmou um protocolo de intenções com a Prodam (Companhia de Processamento de Dados do Município de São Paulo) para o desenvolvimento de uma prova de conceito de utilização da tecnologia WiMax. Batizado de ?Piloto de WiMax para uma São Paulo sem fio?, o teste fornecerá bases e métricas para futuras definições da rede de banda larga sem fio da cidade.

Para a diretoria da Prodam, a parceria será positiva para a duas empresas, pois além de não acarretar custo, vai contribuir para que os técnicos avaliem o uso dessa tecnologia para melhor atender à população.

De acordo com o diretor-presidente da Prodam, Luiz Arnaldo Pereira da Cunha Junior, a empresa terá desafios em várias áreas. ?Na área da saúde, o prefeito José Serra nos deu uma meta: informatizar todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) até dezembro. Ou seja, desenvolver o sistema, ajustá-lo, capacitar as pessoas para operá-lo e montar a infra-estrutura de todas elas. Estamos trabalhando fortemente nisso. São 425 unidades?, adianta ele.

A Intel investe mundialmente em ?cidades digitais? para a criação de infra-estruturas baseadas no padrão WiMax. Depois de lançar a Cidade Digital de Ouro Preto, localizada na região montanhosa de Minas Gerais, e a de Mangaratiba, na região litorânea do Rio de Janeiro, é a vez de investir na área metropolitana. Para esse desafio foi escolhida a cidade de São Paulo que vem imprimindo um ritmo acelerado na expansão da tecnologia da informação, voltada ao município e aos cidadãos.

?O acordo faz parte do papel ativo da Intel de contribuir para o fortalecimento do futuro digital do Brasil por meio do desenvolvimento tecnológico e da inovação. A adoção do WiMax possibilitará às regiões afastadas e menos desenvolvidas o acesso à internet em banda larga?, diz Renato Sato, gerente regional da Intel do Brasil.

O teste visa à expansão da infra-estrutura de comunicação da Prefeitura para, no futuro, levar os benefícios da inclusão digital e social aos cidadãos. Isso possibilita uma nova forma de acesso a informações pela população e pode trazer resultados expressivos para a cidade, como atrair novas empresas e disponibilizar novos serviços. O piloto poderá incluir unidades de saúde, escolas municipais e subprefeituras em regiões a serem definidas.

A partir desta semana será fechado um plano para definir as tecnologias que serão usadas, os pontos a serem atendidos e a abrangência do teste. Prevista para ser realizada até o fim do ano, a avaliação envolverá tecnologia de tráfego de dados, voz sobre IP (VoIP), videoconferência e Wi-Fi em conjunto com WiMax.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.