Sebrae investe R$ 2 mi para integrar regionais com VoIP

0

A partir de maio do ano que vem, o Sebrae terá disponível uma infra-estrutura de transmissão de dados, voz e imagens, integrando todas as suas unidades regionais em um único sistema. O projeto, que recebeu investimentos de cerca de R$ 2 milhões, foi desenvolvido pela 3Com em parceria com a integradora Redisul.

Para promover a interligação dos 28 pontos PABX da Rede Sebrae, distribuídos por cada capital dos estados brasileiros e no Distrito Federal, o projeto prevê o upgrade dos roteadores e a instalação da plataforma de telefonia IP 3Com VCX. A solução é composta de media gateways com interfaces E1 ou FXS que, por sua vez, se conectam à rede por roteadores 3Com da família 5000 e 6000 e por switches, de modo a garantir a qualidade de serviço (QoS).

Os servidores de telefonia IP VCX V7000 baseados na arquitetura de softswitch, serão instalados nas unidades do Sebrae Nacional e de São Paulo, provendo alta disponibilidade dos serviços. Junto com os servidores, foram adquiridas as funcionalidades de processamento e relatório de chamadas, software de gerenciamento baseado na plataforma EMS-Enterprise Management System e auto-atendimento. Além disso, o servidor tem a capacidade de agregar a solução de mensagem unificada, ferramenta que reúne correio de voz e correio eletrônico.

De acordo com o gerente regional da Redisul, Clístenes Augusto de Paula, a instituição buscava melhorar o tráfego entre suas unidades através da reestruturação da rede WAN e, ao mesmo tempo, diminuir os custos com interurbanos. "Nossa meta era integrar todas as unidades federativas do Sebrae e promover qualidade de serviço nos tráfegos de rede com uma solução convergente de abrangência nacional, incluindo o diferencial do tráfego de imagem, além de dados e voz", afirma Clístenes.

Por ser uma instituição de apoio às empresas de pequeno porte, o Sebrae possui algumas necessidades específicas, principalmente em relação aos cursos e treinamentos a distância. Esses requisitos foram atendidos com a infra-estrutura de rede convergente, que permitirá a transmissão em tempo real de videoconferências para todas as regionais.

"A solução atende a demanda pela transmissão de imagens em nível nacional e de um acesso único à internet, utilizando a rede interna do Sebrae, em vez da rede pública", explica Lauro Crispim, consultor técnico do Sebrae. "Após a finalização do projeto, teremos a total integração do Sebrae em uma forma segura de trocar dados corporativos", acrescenta.

Atualmente, o projeto se encontra em fase de testes de configuração dos laboratórios e treinamento da equipe do Sebrae. A próxima etapa será preparar as duas unidades de concentração da rede: a do Sebrae Nacional, que liga as regionais do Nordeste, Norte e Centro-Oeste; e do Sebrae São Paulo, que liga as regionais do Sul e Sudeste.

"A expectativa é que, a partir de maio do ano que vem, o Sebrae já esteja usufruindo da rede convergente e de um complexo integrado", informa Crispim. A solução da 3Com beneficiará as 28 unidades federativas da entidade e possibilitará a instalação da tecnologia IP, através da substituição das centrais de PABX.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.