Advogado processa Apple por restrição à concorrência

0

Um advogado entrou nesta semana com um processo contra a Apple, alegando que a exclusividade da AT&T para a venda do iPhone constitue-se em restrição à concorrência. A ação foi movida no Tribunal Distrital do Norte da Califórnia. Este é o segundo caso relacionado ao iBrick, que é como os blogs, sites e comunidades de relacionamento se referem ao aparelho, e cujo significado é ?tão útil como um tijolo?. Na sexta-feira (5/10), um morador da Califórnia, Timothy Smith, impetrou uma ação semelhante no tribunal do estado, segundo informa o jornal The New York Times.

Max Folkenflik, o advogado que impetrou a ação, diz que a Apple está agindo ilegalmente ao vincular a venda do iPhone, e do próprio software do aparelho, aos serviços de telefonia móvel da AT&T. Outros telefones, argumenta ele, estão disponíveis livremente e por um preço menor. ?E mesmo aqueles que estão ligados a determinada operadora têm um preço mais baixo. Mas com o iPhone o usuário não têm escolha?, completa.

O argumento do advogado é que a Apple estabeleceu um domínio no mercado e que a venda casada do iPhone com os serviços da AT&T impede a concorrência. Mas, mesmo com o sucesso de vendas do aparelho, a Apple ainda é uma concorrente menor no vasto negócio de telefone celular, e este pode ser um obstáculo difícil para Folkenflik. Ele diz, no entanto, que pretende argumentar que o iPhone tem um mercado distinto dos demais smartphones.

O advogado alega também que o software de atualização deficiente da Apple faz parte de um plano deliberado, em vez de ter ocorrido inadvertidamente, como afirmou a Apple. Como prova, Folkenflik diz que peritos em computador contratados por ele notaram a existência de uma "lista branca" de aplicações aprovadas pela Apple no novo software de atualização. Ele argumenta que o único objetivo disso seria, deliberadamente, bloquear programas que não estejam na lista. O advogado alega que isso é uma violação e transgressão à lei.

Erica Sadun, que tem escrito sobre hackers do iPhone para um weblog não oficial da Apple, disse que essa lista branca tinha efetivamente sido descoberta. Esse atributo é fácil para os hackers obterem, diz ela, porque eles pode simplesmente acrescentar outras aplicações à lista. Mas, para Folkenflik, pode ser uma valiosa peça de provas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.