Delta Cable provê soluções para o SOS Cardio

0

Especializado em cirurgias e tratamentos do coração, o complexo hospitalar SOS Cardio inaugurou recentemente seu novo edifício sede na região central da capital catarinense. Nas novas instalações – um prédio com seis andares e heliporto – foram investidos R$ 50 milhões.  O empreendimento particular, de propriedade de 18 médicos cardiologistas associados, traz recursos tecnológicos de última geração para o atendimento de cerca de 1400 pacientes/mês em serviços de emergência, cirúrgicos e de hemodinâmica. A obra de infraestrutura de Rede IP, que integra serviços de voz, dados e imagens, além de CFTV (Circuito Fechado de Televisão) em um único sistema de cabeamento estruturado, contou com a assessoria técnica do distribuidor de tecnologias de rede Delta Cable e de seu integrador credenciado, o Centro Brasileiro de Engenharia e Sistemas (CBES), que desenvolveu e executou o projeto. As empresas promoveram a visitação da equipe técnico administrativa do SOS Cardio à fábrica matriz da Furukawa em Curitiba, Paraná, para consolidação do negócio e validação da tecnologia adotada: o sistema CAT.6 Premium da marca.

Para Maurício Kenji Takashima, diretor comercial da Delta Cable, os  produtos Furukawa que compõem um canal CAT.6 Premium são ideais para projetos como o requerido pelo SOS Cardio. “Esta solução possui características próprias que minimizam quaisquer interferências que possam impactar ambientes com altíssimo tráfego de dados, especialmente imagens, que demandam desempenho superior em aplicações e que requerem alta disponibilidade e desempenho”, destaca o distribuidor.

Segundo a gerente administrativa do SOS Cardio, Tania Lucia Lunardelli, o sistema óptico adotado no projeto agrega importante valor à comunicação entre as equipes médicas e de enfermagem a respeito de diagnósticos e tratamentos aos pacientes.  “Nosso modelo de gestão requeria uma infraestrutura tecnológica diferenciada para o ambiente hospitalar, incorporando recursos que pudessem facilitar o acesso e a distribuição das informações centralizadas em nosso sistema. Hoje temos uma dinâmica de acesso ágil, que irá atender perfeitamente à nossa demanda de intenso tráfego de exames com imagens que passarão a ser disponibilizados nos prontuários dos pacientes, constantemente acessados pelo corpo médico e demais profissionais autorizados. Além disso, nosso centro cirúrgico e salas de hemodinâmica trazem sistemas de alta complexidade para os procedimentos e estão integrados à rede de comunicação, que conta com alta disponibilidade e segurança forte para garantir a integridade das informações.”, explica a executiva.

De acordo com Wagner Castanheira, diretor presidente do CBES, a rede estruturada em CAT.6 Premium Furukawa foi executada em 120 dias e integra 1200 pontos de acesso. “Construímos um backbone óptico que interliga os servidores de dados no Data Center próprio do SOS Cardio aos equipamentos localizados em quatro salas do centro cirúrgico, duas de hemodinâmica e 12 salas técnicas distribuídas pelos andares do prédio. O sistema óptico provê também o sinal de acesso à internet, que é distribuído através de sistema wireless para 75 apartamentos do hospital, além de interconexão ao sistema de CFTV para controle do acesso físico de entrada e saída de pessoas aos ambientes.”, informa ele.

Para Tania, as expectativas vinculadas ao projeto de infraestrutura de rede do SOS Cardio foram atendidas com sucesso. “Hoje estamos entre os mais modernos ambientes hospitalares especializados em cardiologia no Brasil, com capacidade para atender a casos bastante complexos, tanto pela alta capacidade do nosso corpo médico e das equipes auxiliares, como pelos recursos tecnológicos que disponibilizamos para auxiliar na identificação dos diagnósticos e seus tratamentos. Os serviços executados pelo CBES, com apoio da Delta Cable e da própria Furukawa para a instalação dos sistemas de rede foram coordenados de forma muito profissional, com toda a logística necessária para a entrega pontual da obra e seu bom funcionamento. A decisão pela tecnologia Premium foi bastante acertada e já estamos preparados para futuras demandas e expansões da rede, sem perda de legado ”, conclui a gerente administrativa do SOS Cardio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.