Espaço de Inovação da ABDI vai ajudar varejistas e solucionar problemas usando tecnologia

0

O setor varejista brasileiro passa por grandes transformações. As tecnologias que vem surgindo fazem com que ocorra evoluções em diversos modelos de negócios. Com margens de lucro cada vez menores e a competitividade com o comércio online, o varejo sente a necessidade crescente de aprimorar e incorporar novas tecnologias, em busca por sucesso nas vendas. Pensando nisso, a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) criou o ProVa, espaço de inovação e testes dedicado ao setor varejista, que visa novos experimentos e inovações.

Para que o ProVa seja cada vez mais eficaz e assertivo, a ABDI entrevistou cerca de 80 agentes do setor para conhecer suas dificuldades e necessidades, como entidades de classe, governo, fornecedores e startups da área.

Para o presidente da ABDI, Guto Ferreira, o estudo é fundamental para o planejamento e desenho das atividades, alinhando-se sempre às necessidades do ecossistema de inovação do varejo. "O resultado deste trabalho é a criação de uma ampla agenda de iniciativas concebidas para atender as necessidades. Usamos uma metodologia centrada no usuário, exercitando a empatia com os empresários deste segmento, procurando compreender o que ainda é necessário", explica Ferreira.

Nos meses de março, abril e maio de 2018, foram entrevistados 26 empresários varejistas de micro, pequeno, médio, grande e super grande porte. Sendo que 23% deles atuavam em supermercados, 35% em construção e 42% em vestuários e calçados. Com isso, foi possível afirmar que empresas que não investem em tecnologia já se encontram fora do mercado, ou seja, é necessário que as que estão no mercado recebam acompanhamento.

O estudo concluiu que inovar é otimizar e melhorar os processos, além de agregar positivamente a experiência do consumidor. No total, dos 80 entrevistados, 71% deles afirmaram que a gestão de pessoas é um grande desafio e 57% disseram que a competitividade com outros players é uma dificuldade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.