Aprovada proposta de desconto na tarifa de telefonia para baixa renda

0

As pessoas que fazem parte do programa Bolsa Família podem passar a ter taxas mais baratas de telefone fixo. A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira, 11, proposta que cria a tarifa social de telefonia para consumidores residenciais de baixa renda inscritos no programa.
O colegiado aprovou o substitutivo da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática, com algumas alterações. O texto aumenta para 90% o desconto na assinatura básica previsto para a população de baixa renda, sem prejuízo da franquia de minutos ou pulsos, incidindo a tarifa normal sobre as ligações excedentes.
No substitutivo da Comissão de Ciência e Tecnologia, o desconto sugerido era de 50%. A proposta foi relatada pelo deputado Luiz Carlos Busato (PTB-RS), que recomendou a aprovação da matéria. Ele ressaltou que existe um potencial de ampliação da rede telefônica que só poderá vir a ser aproveitado se a estrutura tarifária admitir algum tipo de benefício para os usuários de baixa renda.
Para Busato, a instituição de critérios diferenciados de prestação de serviços de telecomunicações, fundamentados na condição socioeconômica do usuário é plenamente justificável, por constituir importante instrumento de inclusão social de milhões de brasileiros que se encontram privados do acesso aos serviços de telecomunicações.
O projeto segue agora para as comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Após a tramitação, a proposta poderá ser analisada pelo plenário da Casa. As informações são da Agência Câmara.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.