As dez tecnologias quentes para 2010, segundo o Gartner

0

O ano de 2010 será marcado pela ampla adoção de tecnologias de cloud computing, computação social e memória flash. Segundo análise do Gartner, as empresas passarão a pensar, cada vez mais, em tecnologias com potencial para causar grandes mudanças em seus negócios no prazo de três anos.
A consultoria listou as dez principais tendências do mercado de TI voltada aos negócios para 2010:
. Cloud computing – segundo a consultoria será o grande carro-chefe dos investimentos das empresas em TI, por ser extremamente adaptável a diversos modelos de negócio e permitir que as operações das empresas sejam reorganizadas de forma mais eficiente.
. Aplicações avançadas – o Gartner aponta que essa tecnologia simula situações de negócios para analisar a produtividade de diferentes modelos de negócios. "Será importante para as implantações de software de gestão, como CRM e ERP", analisou a consultoria.
. TI verde – Na visão da consultoria, o conceito de TI verde fará parte das políticas sustentáveis das empresas, as quais incluirão maior uso de documentos eletrônicos, reuniões por meio de videoconferência e políticas de redução do consumo de energia.
. Reorganização dos data center – A consultoria observou que reestruturar o armazenamento de dados pode reduzir drasticamente os custos das empresas com manutenção e mão-de-obra, o que também levará a diminuir os custos para os clientes.
. Computação Social – Para o Gartner esta é, na verdade, uma conseqüência da mudança na postura dos trabalhadores. Os funcionários não querem mais ter que realizar em ambientes diferentes seus próprios produtos e trabalho, e o acesso a informações externas. O Gartner prevê que, a partir de 2010, as companhias devem investir mais em software sociais e de redes de compartilhamento.
. Segurança – A consultoria entende que os investimentos em segurança serão realizados para o monitoramento das atividades dos funcionários. Será, na verdade, uma consequência das atividades sociais dos funcionários. As empresas agora terão que investir em tecnologias capazes de se antever aos possíveis perigos de um ambiente de compartilhamento.
. Memória flash – Apesar de não ser novidade, o preço desse tipo de memória já está se aproximando do das memórias "comuns" usadas em PCs, diz o Gartner, que acredita que no ano que vem ela se tornará essencial para algumas modalidades de armazenamento de dados.
. Virtualização – Já é considerada prioridade pelas empresas há alguns anos, mas, por tratar-se de implantações de longo prazo, a consultoria acredita que a adoção desta modalidade de aplicação de TI crescerá ainda mais em 2010.
. Aplicações móveis – o Gartner constatou que, até o fim do ano que vem, mais de 1 bilhão de pessoas em todo o mundo terão dispositivos móveis perfeitamente capazes de realizar todos os tipos de transações, criando um novo mercado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.