Idec quer que Anatel e MPF impeçam compra da GVT pela Telefônica

0

O Instituto de Defesa do Consumidor (Idec) enviou nesta quarta-feira, 11, carta à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e ao Ministério Público Federal na qual se posiciona contra a compra da GVT pela Telefônica. O orgão solicita que os dois órgãos atuem de forma a impedir a concretização do negócio.
Segundo o Idec, a transação viola os princípios da Lei Geral de Telecomunicações – que busca regular o mercado e evitar concentrações -, já que, na prática, o negócio elimina um novo e potencial competidor do mercado.
O órgão de defesa do consumidor observou que a retirada de um concorrente da disputa mantém "o quadro de péssima qualidade dos serviços prestados e de preços abusivos". O órgão de defesa do consumidor lembrou que recentemente a GVT anunciou planos para a atuação nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, fato que a tornaria nova opção de escolha para os consumidores dessas regiões.
Além de prejudicar a concorrência no setor de telefonia e telecomunicações, o Idec entende que não é aceitável que a Telefônica empenhe aproximadamente R$ 7 bilhões na aquisição da GVT sem a comprovação de que os investimentos já realizados são suficientes para a garantia da qualidade dos serviços. E frisa também os problemas enfrentados pela Telefônica tanto nos serviços de telefonia fixa quanto nos de banda larga Speedy entre o ano passado e este ano.
"Para minimizar esses transtornos, a companhia afirma ter investido cerca de R$ 2,4 bilhões em infraestrutura e na melhoria do atendimento aos consumidores, valor bem aquém do que pretende desembolsar para a aquisição da GVT", avaliou o órgão.
Por fim, o Idec afirma na carta que, além de precários, os serviços prestados pela Telefônica são extremamente caros para o consumidor. Por isso, entende o órgão, "com a eliminação de um potencial competidor e a conseqüente manutenção do monopólio da empresa em São Paulo, os consumidores permanecerão reféns da empresa, que poderá, inclusive, repassar os custos da aquisição da GVT aos seus clientes, radicalizando o já inaceitável quadro atual".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.