Mesmo sob pressão da UE, Apple anuncia contratação de mais mil empregados na Irlanda

0

Apesar da forte pressão que o Parlamento Europeu vem fazendo sobre multinacionais norte-americanas, em especial do setor de tecnologia, e a alguns Estados membros da União Europeia, devido à política de isenções fiscais, equivalente a um subsídio estatal ilícito, para que as empresas mantenham as sedes de suas subsidiárias em seus territórios, a Apple anunciou nesta quarta-feira, 11, que vai contratar mais mil funcionários para sua unidade em Cork, na Irlanda. Em fevereiro, a Apple havia anunciado que iria construir um novo data center naquele país, previsto para entrar em operação em 2017.

O CEO da Apple, Tim Cook, esteve em Dublin nesta quarta-feira para o anúncio. Em um comunicado, o governo irlandês disse que o anúncio em um sinal de que a gigante de tecnologia está dobrando a aposta em sua sede europeia, apesar da pressão da União Europeia sobre o governo irlandês para que reveja sua política de impostos em relação à empresa.

A Agência de Desenvolvimento Industrial da Irlanda, que atua para atrair investimento estrangeiro direto ao país, disse que a Apple gostaria de acrescentar um novo edifício para instalar um escritório adicional para mil empregados até meados de 2017. Com isso, a Apple deve atingir o total de 6 mil empregados na Irlanda.

A Apple é uma das várias multinacionais que estão sendo investigadas por uma comissão especial criada pelo Parlamento Europeu para analisar as práticas fiscais de alguns Estados membros do bloco econômico. A comissão, composta por 45 eurodeputados, está averiguando os contratos entre as multinacionais e os países europeus. Algumas empresas terão de comparecer à audiência da comissão especial de tributação do Parlamento Europeu no próximo dia 16.

Em outubro do ano passado, a Irlanda disse que iria mudar suas práticas fiscais e exigir que todas as companhias multinacionais registradas no país passassem a ter residência fiscal em Portugal nos próximos seis anos para que, gradualmente, possa acabar com o mecanismo contábil chamado de "Double Irish". A manobra permite que multinacionais instaladas na Irlanda enviem remessas de grandes quantidades de dinheiro em forma de royalties a outros países. Com informações de agências de notícias internacionais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.