TI INSIDE Online -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Dentro de três anos, 65% dos bancos esperam ter adotado blockchain

Postado em: 11/11/2016, às 19:39 por Redação

A tecnologia blockchain veio para ficar e as instituições financeiras miram cada vez mais a adoção destas soluções para criar novos modelos de negócios e se prepararem para os processos de disrupção do setor. A tecnologia blockchain funciona como uma infraestrutura de "registros públicos" permanentes de todas as transações, emitindo notificação em tempo quase real e a finalidade do pagamento. Na prática, soluções de blockchain servem para realizar transações com valores, sejam financeiros ou não, dentro de um sistema seguro, envolvendo operações com bancos e cartórios.

Segundo o novo estudo do IBV (IBM Institute for Business Value), soluções comerciais para a área de finanças estão sendo rapidamente adotadas por bancos e instituições financeiras de forma mais rápida do que o previsto inicialmente.

A pesquisa, que foi dividida em duas partes, revela que 15% dos bancos e 14% das instituições financeiras entrevistadas pretendem implementar já no ano que vem as soluções comerciais de blockchain em grande escala. Além disso, o levantamento mostrou que 65% dos bancos esperam ter soluções de blockchain em produção nos próximos três anos.

O estudo também apontou que mais de 70% dos pioneiros na adoção da tecnologia estão priorizando os esforços em blockchain para quebrar as barreiras atuais com o intuito de desenvolverem novos modelos de negócio e para atingir novos mercados e consumidores. Estes desbravadores estão melhores posicionados frente à concorrência, que inclui companhias que já nasceram disruptivas, como as fintes.

Para sete de cada dez instituições financeiras vanguardistas entrevistadas o uso de blockchain já pode ser aplicado a quatro áreas estratégicas: compensação e liquidação, pagamentos de grande montantes, equidade e emissão de dívidas, dados transacionais.

Segundo o estudo da IBM, os pioneiros em blockchain acreditam que esta tecnologia representa a criação de novos modelos de negócio e o acesso a outros mercados. Esperam que os benefícios do blockchain tenham impacto em diversas áreas de negócios, incluindo pagamentos no varejo (80%) e empréstimo (79%).

Quando questionados sobre os potenciais usos do blockchain, 80% identificaram financiamento de comércio, empréstimos comerciais e índices de referência. O mesmo público concorda que as barreiras que impedem a mais rápida evolução da tecnologia são as restrições regulatórias (56%), imaturidade tecnológica (54%) e retorno de investimento (52%).

RSS
Facebook
Twitter
LinkedIn

Tags: , , , , , , ,

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)

Top
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial