Auto-liderança e a evolução dos profissionais de TI

0

Liberdade, autonomia para a tomada de decisões, ser o seu próprio chefe. Parece o sonho para a maioria das pessoas no mundo corporativo, porém a idéia de se auto-liderar, na prática, deixa muitos profissionais sem rumo quando não têm quem lhes diga o que fazer a todo o momento.
No Brasil, os profissionais de TI são altamente competentes, reconhecidos em todo o mundo e com destaque pelas suas soluções inovadoras, mas seu grande desafio é aliar o seu conhecimento de tecnologia ao conhecimento de negócios, o que significa ser um especialista que atue em conjunto com a empresa para otimização do seu crescimento no mercado.
E como desenvolver esses profissionais para a vida corporativa? O primeiro passo é o profissional de TI entender que precisa sair do isolamento da sua "ilha tecnológica" para empreender e inovar. Transformar tecnologia em resultados corporativos é o foco para que ocupem um espaço importante.
Deixar de ser somente um ótimo técnico para expandir o seu conhecimento de negócios e ter a liberdade de liderar a sua própria atuação para resultados. Este é o alvo para quem é de TI e deseja evoluir profissionalmente. Quando isto acontecer, aquele que estiver efetivamente preparado terá um alto valor no mercado.
Para tentar explicar a evolução profissional no mundo e suas características na evolução profissional, vamos voltar um pouco no tempo e considerar que existem quatro gerações atuantes em curso, sobre as quais discorreremos rapidamente abaixo:
Geração Baby Boomers, são os profissionais voltados para normas, burocracias e processos hierárquicos. São profissionais experientes, porém um pouco mais resistentes a mudanças.
Geração X são profissionais que viveram uma grande transformação cultural, política e social no mundo. O equilíbrio entre vida profissional e vida pessoal passa a ser uma meta a ser atingida. Estão abertos a mudar e empreender.
Geração Y são profissionais que não conseguem conceber o fato de não estar on-line e gerenciam suas vidas de forma a realizar inúmeras tarefas simultâneas. Contudo, o equilíbrio de vida já é uma realidade e deixa de ser uma meta para ser um padrão essencial. A mudança é a única certeza em suas vidas.
Geração Z está apenas chegando ao mundo. O que serão ainda é uma promessa. Certamente agregarão qualidade de vida, com uso eficaz da tecnologia. A inovação constante é uma inquietude e a ansiedade de experimentar o novo um desejo insaciável.
Após essa volta no tempo para contextualizar as pessoas que compõe o mercado de trabalho hoje em dia, o desafio está lançado, independente de que geração você pertence, lembre-se: cabe a cada um de nós se preparar e buscar as oportunidades que estão aí a nossa espera. O que estamos esperando?

Marcelo Prauchner Duarte é especialista em Tecnologia e Negócios, e atualmente atua como Gerente de Infraestrutura do Banco Carrefour.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.