Ubuntu será sistema operacional padrão dos telecentros

0

O sistema operacional de código aberto Ubuntu deve se tornar o sistema padrão dos telecentros. O Serpro customizou uma versão mais leve do sistema operacional, capaz de funcionar em máquinas com configuração simples, que passam a aceitar atualizações e oferecer opções de acessibilidade para deficientes visuais. Todas as novas máquinas doadas pela empresa utilizarão o Ubuntu. Os mais de trezentos telecentros já existentes serão atualizados de forma gradual, durante visitas técnicas. Antes da opção pelo Ubuntu, as máquinas utilizavam o Fedora 4.
O desafio da empresa foi desenvolver uma versão do Ubuntu capaz de funcionar em máquinas antigas e que pudesse ser distribuída em CDs. A solução encontrada pelo Serpro foi dividir o Ubuntu em três CDs independentes, respeitando a configuração dos computadores já existentes.
A versão do Ubuntu disponibilizada pelo Serpro oferece, ainda, informações sobre estatísticas de uso e acesso das máquinas. Em um convênio com a Rede Brasil Digital, a empresa passa a gerar um banco de dados sobre o dia-a-dia de todos os telecentros da rede, de forma que os coordenadores dos projetos de inclusão digital poderão saber quais os telecentros estão, de fato, em uso pela comunidade.
Para o coordenador do projeto, Francisco de Assis Amaro, "os telecentros agora terão melhores recursos de multimídia, versões atualizadas dos programas Broffice e Firefox, além do Orca, aplicativo de acessibilidade para deficientes visuais".
O Cein informou que trabalha na elaboração de um manual do Orca, que deve estar disponível para distribuição em fevereiro de 2010. Outro projeto em andamento é um sintetizador de voz, desenvolvido junto à UFRJ, e que também será destinado aos usuários com pouca ou nenhuma visão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.