Bancos poderão enviar por e-mail dados do cliente para declaração do IR

0

Foi publicada nesta quinta-feira, 12, no Diário Oficial da União, a Instrução Normativa 1.235, da Receita Federal, que autoriza os bancos a enviar aos clientes, por e-mail, caixa postal ou internet banking, rendimentos decorrentes de aplicações financeiras, para fins de Imposto de Renda. A nova norma altera a Instrução Normativa SRF 698, de 20 de dezembro de 2006, que estabelece normas para emissão de comprovantes de rendimentos pagos ou creditados a pessoas físicas e jurídicas decorrentes de aplicações financeiras.

Em caso de conta conjunta, a nova norma prevê que a informação de rendimentos deve ser emitida em nome do primeiro titular, exceto quando houver declaração expressa em nome de qual cliente o informe deve ser emitido.

A partir de agora, os bancos também poderão enviar a declaração de rendimentos por meio eletrônico inclusive para clientes no exterior. Para tal, o banco deve manter todos os dados sobre rendimentos creditados para posterior comprovação, quando necessário.

A reportagem de TI INSIDE Online procurou a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) para saber qual será o impacto da medida na política dos bancos de não enviar e-mail a correntistas, em razão do elevado número de fraudes bancárias praticadas pela internet, principalmente com o uso do correio eletrônico. A entidade, no entanto, disse, por meio de sua assessoria de imprensa, que não havia um porta-voz disponível que pudesse tratar do assunto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.