Comércio varejista cresce 7% em novembro, puxado por informática e comunicação

0

As vendas do comércio varejista cresceram 6,8% em novembro de 2011 em relação ao mesmo mês do ano anterior. Com isso, a receita nominal teve alta de 10,9%, na mesma base de comparação, de acordo com dados do Instituo Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados nesta quinta-feira, 12. Quando comparado com o desempenho do mês anterior, o crescimento foi de 1,3% para ambos os índices.

O segmento de equipamentos e material para escritório, informática e comunicação foi um dos principais destaques, registrando o mais elevado índice de crescimento nos primeiros 11 meses do ano passado. A área ficou na terceira posição na taxa de formação do varejo ao registrar alta de 28,8% em novembro em relação ao mesmo mês de 2010. De acordo com o IBGE, o setor foi beneficiado pelo aumento da renda da populção, programas de inclusão digital e redução de preços. O instituto ressalta que o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) teve queda de 12,1% no acumulado de 12 meses.

Apesar do crescimento em novembro, os dados indicam uma tendência de desaceleração do varejo como um todo no Brasil. A taxa acumulada em 12 meses foi de 7%, inferior ao índice de novembro de 2010, que atingiu 10,8.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.