De olho na gigantesca massa de internautas, Google planeja expansão na China

0

O Google, que chegou à China há cerca de dois anos e que nesse período travou várias de quedas-de-braço com o governo chinês por causa de questões envolvendo a liberdade de expressão e ataques a seu site, dá como encerrada a fase "beligerante" e agora se prepara para reforçar a presença no país de olho no gigantesco mercado de internet local. O gigante das buscas está contratando engenheiros, representantes de venda e gerentes de produto para introduzir novos serviços aos usuários.

Com a expansão, o Google busca especialmente introduzir o Android Market, a loja de aplicativos para seu sistema operacional ainda não disponível na China. Além disso, pretende levar aos consumidores alguns serviços que não estão sob a tesoura da censura do governo chinês. Um deles é o serviço de buscas de descontos em lojas locais Shihui, lançado em setembro, explicou Daniel Alegre, executivo do Google na Asia, em entrevista ao The Wall Street Journal.

Para isso, a empresa vai revisar o termo no qual afirma que não admite controle do governo chinês. Após o ataque a seu site, em janeiro de 2010, a empresa passou a oferecer a buscas locais por meio de seu site hospedado em Hong Kong para tentar driblar a cesura chinesa. O serviço, entretanto, até hoje é alvo de constantes interrupções e erros devido ao controle das autoridades chinesas sobre a internet.

De acordo com Alegre, o Google está estudando seu enquadramento às leis locais para expandir os negócios e aumentar a receita no país. Hoje, o acesso a sites como Facebook e Twitter é proibido no país por representar uma "ameaça à sociedade", de acordo com o governo comunista. Para o Google, o elevado número de internautas chineses, estimado em mais de 550 milhões, significa uma imensa fonte de receita e justifica a mudança de postura.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.