Vendas de PCs tem queda de 1,4% no 4º trimestre de 2011

0

A remessa mundial de PCs totalizou 92,2 milhões de unidades no último trimestre do ano passado, o que representa uma queda de 1,4% na comparação com o mesmo período de 2010, de acordo com dados do Gartner. A retração ocorre depois de dois trimestres consecutivos de crescimento. A consultoria já havia previsto o declínio das vendas em razão da desaceleração da demanda, somada às incertezas econômicas na Europa.

A ligeira recuperação da economia americana não foi suficiente para reverter a situação, tampouco a economia dos países emergentes foi capaz de compensar a queda. As vendas de computadores na Europa, Oriente Médio e África totalizaram 29,8 milhões de unidades, queda de 9,6% ante igual período de 2010, enquanto nos Estados Unidos, a queda foi de 5,9%.

O quadro se deteriorou ainda mais com as enchentes na Tailândia em outubro, que afetaram significativamente a produção de discos rígidos, gerando escassez de produtos e aumento nos preços. O episódio terá efeito ainda maior na primeira metade deste ano, quando os embarques de PCs devem continuar mais baixos na comparação com o ano passado.

Desempenho dos fabricantes

A HP liderou entre os fabricantes com 14,71 milhões de unidades entregues. Apesar disso, a empresa registrou uma queda nas vendas de 16,2%, o que reduziu a sua participação de mercado de 18,8%, no último trimestre de 2010, para 16% no mesmo período do ano passado. A Lenovo foi a que mostrou o maior avanço, com 23% de aumento nas vendas, contabilizando 12,93 milhões de unidades embarcadas e 14% de market share.

A Dell fechou o quarto trimestre como a terceira maior fabricante de PCs, com aumento de 1 ponto percentual de participação de mercado na comparação anual. Com 11,63 milhões de unidades embarcadas, obteve 12,6% de market share.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.