Será o fim dos incentivos para as empresas de tecnologia?

0

No dia 29 de dezembro de 2016 o Presidente Michel Temer ratificou a primeira grande alteração na legislação tributária dos municípios, que deverá ter como resultado o fim das concessões de incentivos fiscais e que deverá acarretar o aumento deste imposto de abrangência nacional.

A lei que regula o imposto municipal sobre serviços é a Lei Complementar N. 116 do ano 2003, sendo ela a primeira fonte legislativa abaixo da Constituição Federal, apta a normatizar as principais regras que os Municípios brasileiros devem seguir.

Assim, os fatos geradores do ISS estão listados no anexo da LC 116/2003 isto significando, que se a pessoa (física ou jurídica) praticar algum dos serviços previstos nesta lei deverá recolher ao cofre do Município (ou ao DF) o imposto sobre serviços.

Para ilustrar, quando a empresa desenvolvedora de software firma o respectivo contrato de licença de uso com o seu cliente, o serviço resultado da contratação é fato gerador do ISS (item 1.05 da Lista Anexa).

Outro fato gerador do ISS, novidade recentemente incluída na Lei Complementar 116, é a prestação de serviço de armazenagem de dados na nuvem (cloud computing), inserido no item 1.03 da Lista Anexa.

É crucial sinalizar que não basta vir relacionada determinada prestação de serviço na lista, anexa da lei complementar para que os Municípios passem a cobrar o ISS, pois para que isto ocorra, cada Município (e o DF) deverá editar sua lei local para que a cobrança do ISS esteja em de acordo com os termos legais.

Como parte do projeto do governo atual de reforma tributária a Lei Complementar N. 157 de 2016, em especial o que modificou a Lei do ISSQN (LC 116/2003) passou a incluir na LC 116 o limite da alíquota mínima de 2% a incidir sobre os serviços e proibiu a concessão de isenções ou benefícios fiscais, que possam estar reduzindo a incidência deste percentual.

Esta limitação da cobrança municipal mínima não é exatamente uma novidade legislativa, pois a Emenda Constitucional N. 37 do ano de 2002 já havia inserido no artigo 88 no ADCT (Ato das Disposições Constitucionais Transitórias) regramento idêntico.

Ocorre que à luz dos fatos, as leis de diversos municípios brasileiros deixam de cumprir a regra de 2002, cobrando o imposto sobre os serviços com uma alíquota inferior aos 2%.

Os motivos, que fazem com que o legislador municipal desrespeite o parâmetro legal são variáveis, sendo que alguns deles podem ser considerados escusáveis e outros inescusáveis.

A complexidade resultante da diversidade das leis municipais reguladoras do ISSQN que fazem parte do ordenamento jurídico brasileiro é de conhecimento geral, ainda mais que o País possui 5.561 Municípios e cada um deles possui competência para criação legislativa própria.

Desta forma, o controle jurídico necessário para a garantia do cumprimento da hierarquia das leis fica cabalmente comprometido.

Um exemplo, de que o determinado pelo ADCT foi descumprido pelo legislador municipal, é o regramento do Programa de Incentivos Fiscais em vigor para a Zona Leste do Município de São Paulo.

Este programa, instituído pela Lei 15.931/2013 e regulamentado pelo Decreto 54.760/2014 autoriza a isenção de 60% do ISS incidente sobre os serviços incentivados (entre eles estão os serviços de informática e congêneres) pelo prazo de 20 anos ou até o final do período de duração do programa.

Os "serviços de informática" relacionados na Lei 15.931 do Município de São Paulo, como gênero, têm alíquotas que podem variar de 2% a 5%, sendo assim para algumas empresas que se classificam como prestadoras de serviço de informática a alíquota do ISS pode tranquilamente ficar estabelecida abaixo de 2%.

O caso do município de São Paulo não é um caso isolado do descumprimento da letra da lei por parte do legislador municipal.

A verdade é que abrir mão de receita tributária é uma ação contraditória diante da exigência como regra geral de que todos devem pagar impostos e que todos os bens, serviços e rendas devem ser tributados.

É primordial que esteja presente o interesse público direcionando a ação do governante no sentido de renunciar à parcela de receita para consecução do bem comum.

Mas o objetivo do bem comum sempre foi superado pelas "guerras tributárias" arraigadas na cultura dos governantes, sendo o seu resultado o agravamento dos desníveis regionais, visto que quando um município incentiva o limítrofe também adere ao mesmo método o que resulta num circulo vicioso infindável para a competição tributária pelo melhor local, regra geral, de estabelecimento da empresa.

O nível de imposição tributária ou a concessão de incentivos fiscais são institutos exclusivos de política tributária e não necessariamente de lei e da política tributária, isto é fato, não tem limite algum, ficando seu critério para o livre consenso nas Câmaras de Vereadores Municipais.

Com a entrada do vigor da normativa inserida na LC 116 pela LC 157, o legislador federal determinou o prazo de um ano para que os Municípios revoguem as leis locais que reduzam a aplicação da alíquota mínima de 2% incidente sobre determinados serviços.

Desta forma, caso a sua empresa esteja recolhendo ISS a uma alíquota inferior a 2% e que tenha sido a cobrança baixa deste imposto o único motivo para que seu estabelecimento comercial esteja localizado onde está, vale a pena reestruturar seu planejamento tributário.

O impacto do imposto incidente sobre os serviços deverá, em regra, aumentar para muitas regiões do Brasil, mas antes de tomar qualquer iniciativa física de deslocamento da sede empresarial é possível encomendar estudos jurídicos individualizados dos impactos financeiro-tributários nas contas da empresa.

Com o planejamento estratégico empresarial atrelado à informação jurídica especializada, os efeitos negativos do aumento tributário podem ser diminuídos ou até serem inexistentes.

O ano de 2017 está recém começando e muitas mudanças legais estão previstas para vigorar ainda no decorrer deste ano, assim as atividades desenvolvidas no seu negócio merecem cuidados, os quais busquem informações com as pessoas certas e mantenha sua atenção redobrada.

Viviana Elizabeth Cenci, advogada e consultora jurídica com foco em empresas da TI, E-commerce e Startups. Atua em planejamento tributário para operações nacionais e internacionais, possui vasta experiência como advogada corporativa com foco em negócios digitais. Colunista de revistas especializadas e palestrante. Com formação superior em Direito, pós-graduação em Direito Tributário pela Universidade Anhanguera, especializada em Tributação dos Negócios de Tecnologia e Propriedade Intelectual pela Fundação Getúlio Vargas. Membro da Diretoria Jurídica da ABCOMM (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico) e integrante do CEES (Conselho de Empresas do Setor de Saúde) da Associação Comercial de São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.