AMD divulga ações para reforçar a segurança nos microprocessadores

1

Em 3 de janeiro a divulgação pública de que várias equipes de pesquisa descobriram problemas de segurança relacionados à forma como os microprocessadores modernos lidam com a execução especulativa trouxe à tona a vigilância necessária e constante para proteger e manter dados seguros. Essas ameaças procuram contornar os controles de arquitetura do microprocessador que preservam os dados.

Atenta às preocupações do mercado, a AMD divulgou as ações desenvolvidas para resolver as falhas de segurança. São elas:

• Google Project Zero (GPZ) Variant 1 (Bounds Check Bypass ou Spectre) é aplicável aos processadores AMD.

*A empresa acredita que esta ameaça pode ser contida com um patch de sistema operacional (SO) e trabalhamos com provedores de sistema operacional para resolver esse problema.

* A Microsoft está distribuindo patches para a maioria dos sistemas AMD. Estamos trabalhando juntos para a colaborar com a correção do problema que pausou a distribuição de patches para alguns processadores AMD mais antigos (AMD Opteron, Athlon e AMD Turion X2 Ultra) no início desta semana. A fabricante esperas que este problema seja corrigido em breve e a Microsoft deve retomar as atualizações desses processadores mais antigos na próxima semana. Para obter os detalhes mais recentes, consulte o site da Microsoft.

* Os fornecedores de Linux também estão implantando patches em produtos AMD.

* GPZ Variant 2 (Branch Target Injection ou Spectre) é aplicável aos processadores AMD.

*Embora acredite que as arquiteturas de processadores da AMD tornam difícil explorar a Variant 2, continuamos a trabalhar em estreita colaboração com a indústria nesta ameaça. Nós definimos etapas adicionais através de uma combinação de atualizações de microcódigo de processador e OS patches de sistema operacional que disponibilizaremos para clientes e parceiros AMD para conter ainda mais a ameaça.

*A AMD disponibilizará atualizações de microcódigos opcionais para nossos clientes e parceiros para processadores Ryzen e EPYC a partir desta semana. Esperamos disponibilizar atualizações para nossos produtos de geração anterior nas próximas semanas. Essas atualizações de software serão providenciadas por fornecedores de sistemas e fornecedores de sistemas operacionais; verifique com seu fornecedor as informações mais recentes sobre a opção disponível para sua configuração e requisitos.

* Os fornecedores de Linux começaram a lançar os patches do sistema operacional para sistemas AMD, e estamos trabalhando em colaboração com a Microsoft no momento da distribuição dos seus patches. A fabricante também está envolvida com a comunidade Linux no desenvolvimento de mitigações de software "retorno trampolim" (Retpoline).

*GPZ Variant 3 (Rogue Data Cache Load ou Meltdown) não é aplicável aos processadores AMD.

A AMD acredita que os seus processadores não são suscetíveis devido ao uso de proteção de nível de privilégio dentro da arquitetura de paging, sendo assim nenhuma mitigação é necessária.

1 COMENTÁRIO

  1. Já era tempo da AMD reforçara a segurança em seus microprocessadores, já que várias equipes de pesquisa descobriram problemas de segurança relacionados à forma como os microprocessadores modernos lidam com a execução especulativa trouxe à tona a vigilância necessária e constante para proteger e manter dados seguros, já era tempo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.