Mercado de handhelds tem queda de 28,5% em 2006, aponta pesquisa

0

O mercado mundial de handhelds apresentou queda ainda mais acentuada no fim de 2006, apesar de diversos fornecedores terem reportado um aumento sazonal nas vendas. De acordo com estudo da IDC, os fabricantes comercializaram 5,5 milhões unidades no ano passado, o que significou um recuo de 28,5% em relação aos 7,6 milhões de unidades vendidas em 2005. Somente no quarto trimestre de 2006, a queda foi de 35,9%, quando foram vendidas 1,5 milhão unidades contra 2,3 milhões de unidades apuradas no mesmo período do ano anterior.

A avaliação do analista de pesquisas da IDC, Ramon Llamas, o mercado de handhelds está sob forte pressão dos dispositivos móveis de rede, causada pela própria indústria. Segundo Llamas, os fabricantes de handhelds expandiram seus portfólios para incluir dispositivos de rede, nos quais passaram a concentrar o foco. ?Em alguns casos, o fornecedor colocou mais recursos para desenvolver o portfólio de dispositivos móveis convergidos, enquanto os handhelds permaneceram sem nenhuma mudança significativa. Em outros casos, as vendas totais de handhelds foram menores do que as de dispositivos pessoais da navegação?, diz ele.

O estudo da IDC mostra que, como exceção da Sharp e da Mio, todos os demais fabricantes de handhelds fecharam 2006 com quedas significas de vendas e de participação de mercado, embora ocupem as duas últimas posições entre os cinco primeiros colocados em volume de embarques no ano. A Mio, por exemplo, comercializou cerca de 443 milhões de unidades em 2006, um aumento de 29,2% na comparação com o ano anterior, com uma participação de 8,1% de mercado. Já a Sharp vendeu cerca de 297 milhões de handhelds, registrando um crescimento de 275,7% e uma participação de mercado.

Para os demais fabricantes as perdas foram bastante significativas. A Palm, que liderou o mercado em número de unidades vendidas em 2006, com cerca de 1,98 milhão de unidades, enfrentou um recuo 28,3%, enquanto a HP, que entregou 1,21 milhão de unidades, amargou uma queda de 30,4%. A Dell, por sua vez, viu cair o volume de unidades vendidas em 33,4%, totalizando 490 mil handhelds.

Para este ano, a IDC prevê que a tendência descendente deve continuar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.