Janeiro dá sinais de melhora para setor eletroeletrônico

0

O mês de janeiro deu boas indicações de que o mercado de produtos elétricos e eletrônicos melhorou em relação aos meses anteriores, de acordo com sondagem da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee). Das empresas consultadas, 83% indicaram que as vendas cresceram ou ficaram estáveis em relação a janeiro de 2009. Já na comparação com dezembro, mais de 60% apontaram crescimento ou estabilidade.
O nível de emprego do setor cresceu em janeiro, considerando que 66% dos entrevistados revelaram estabilidade em relação a dezembro e que 23% apontaram elevação. Os estoques, tanto de produtos acabados como de insumos, foram considerados normais pelas empresas, fator que leva ao entendimento de que os negócios ficaram dentro previsto.
A melhora na previsibilidade do mercado pode ser atestada com a indicação de 63% das empresas que informaram que suas vendas ficaram conforme ou acima de suas expectativas, com nível de acerto próximo das perspectivas verificadas nos últimos meses.
O bom humor das empresas foi evidenciado pelas perspectivas para os próximos meses, como é caso de fevereiro, do primeiro trimestre e do ano de 2010, em que 75%, 80% e 89% das empresas, respectivamente, indicaram que as vendas deverão crescer na comparação com idênticos períodos do ano anterior.
Na avaliação da Abinee, o fato do mesmo mês do ano passado ter sido o auge da crise econômica mundial favorece as comparações com aquele período. Por outro lado, a melhora ou estabilidade destes indicadores em relação a dezembro, é bastante positiva, uma vez que, normalmente, isto não acontece.
A redução do IPI para produtos da linha branca e para materiais de construção, onde se incluem os materiais elétricos de instalação, estimulou as vendas do setor. No primeiro caso, o incentivo terminou no final de janeiro e no segundo terminará no final de junho deste ano. De forma geral, os demais produtos de consumo do setor, como computadores pessoais e telefones celulares, estão com crescimento considerado normal, porém com perspectivas de crescimento acentuado na comparação com o ano passado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.