SAP investe em soluções para gestão de esportes

0

A nova vertical de negócios criada pela SAP no ano passado de esportes e entretenimento, apresentou durante do SAP Fórum, que se encerra nesta quinta-feira, 13, soluções para melhorar a gestão administrativa dos times de futebol, de suas arenas, a interação com os torcedores e a avaliação de desempenho de atletas.

As tecnologias já existentes fazem parte do portfólio da própria SAP (cloud, mobile, Hana, big data), e já são utilizadas na Europa, por times como o TSG 1899 Hoffenheim, que disputa a liga principal do futebol alemão, que possui todo um conjunto tecnológico para os membros da comissão técnica poderem analisar dados dos desempenhos dos jogadores nos treinamentos em tempo real.

"Além de ter as informações instantaneamente, a tecnologia permite que o técnico veja toda a movimentação do treino em um tablet como se fosse um vídeo game. Ele pode, por exemplo, corrigir erros de posicionamento como dois jogadores de um mesmo setor que jogam muito longe um do outro", explica Gustavo Amorim, vice-presidente de marketing da SAP para a região Sul da América do Sul.

As soluções de análise inteligente de dados da SAP oferecem visões realísticas do que está acontecendo nos treinos por meio do uso de visualizações em 3D e em tempo real, pois os dados gerados são renderizados. Após os treinos fornecem às equipes ferramentas para análise de desempenho e otimização da estratégia, ajudando-as a tomar as melhores decisões para jogarem melhor. Essas soluções ainda não podem ser aplicadas em jogos oficiais.

Para análises de desempenho de jogadores, a tecnologia SAP ajuda os treinadores com informações captadas nos treinamentos e disponibilizadas em um computador ou dispositivo móvel, como tablets, onde o técnico pode analisar a desempenho da cada atleta sob seu comando em diversas categorias, como velocidade, posição que mais ocupa no campo, porcentagem de acerto de assistências, capacidade para dribles curtos, entre outras. Tudo isso para tomar as melhores decisões de escalação do time ideal ou até mesmo para direcionar treinamentos específicos para jogadores com defasagem em algum aspecto técnico. Para chegar a essas conclusões são usadas antenas aéreas instaladas no campo de treino para captar e transmitir em tempo real os dados de cada movimentação dos atletas, que usam sensores nas meias. As informações também são detectadas de sensores instalados no gramado.

Para incentivar a interação os torcedores a SAP criou uma ''experiência'' diferenciada, desde a compra do ingresso até o dia do jogo. "O aplicativo oferece a possibilidade de o comprador procurar por amigos em todo o estádio, ou seja, ele consegue ver o rosto dos seus contatos das redes sociais nos lugares específicos onde adquiriram o ingresso," explica Amorim. Outra vantagem é o fato de permitir a compra antecipada de serviços, como alimentação, evitando, assim, que a pessoa enfrente eventuais filas.
 
Para orientação ao torcedor, também existe também um aplicativo móvel que oferece serviços, como informação de previsão do tempo antes, durante e depois do jogo, dados estatísticos da partida, mostrados no app em tempo real e até o local onde será a comemoração da torcida, no caso de vitória.

O Player Portal é outra aplicação inovadora e é onde todas as informações dos jogadores ficam armazenadas. Por meio de um conjunto de aplicativos da SAP, membros da comissão técnica dos times podem acessar dados estatísticos, como quem está machucado, onde é a lesão, ver o histórico de contusões de atletas, acessar planos de treinamentos, entre outras possibilidades. O TSG 1899 Hoffenheim já utiliza a solução.

Para a gestão de arenas, a SAP está demonstrando no Fórum a solução adotada pelo Madison Square Garden, complexo esportivo localizado em Nova York, nos Estados Unidos. No Brasil, o Palmeiras adquiriu em novembro passado a solução de gestão Business One, para modernizar toda a gestão do clube, cuja arena esportiva está em final de construção.

 "O uso de aplicativos analíticos, combinados com a capacidade de atingir os torcedores e escutar a opinião deles por meio de dispositivos móveis e em tempo real trará muita vantagem para os times. Essas e outras dezenas de inovações fazem com que a SAP acredite no potencial de suas soluções para agregar valor ao esporte e ao entretenimento", conclui Amorim.

Programa

Para conseguir implantar essa nova vertical de negócios, a SAP está investindo em um programa de patrocínio e apoio tecnológico no mundo esportivo. A empresa oferece tecnologia de análise de informações para as ligas WTA, de tênis profissional feminino, NFL, futebol americano, NBA, de basquete, entre outras. Arenas do mundo inteiro também utilizam as soluções, entre elas, Madison Square Garden e Yankees Stadium, do time de futebol americano NY Yankees. No futebol, além do oferecer tecnologia de análise de dados em tempo real para o time alemão TSG 1899 Hoffenheim, a companhia é parceira oficial da seleção da Alemanha e do Intenazionale, de Milão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.