CEO da Microsoft diz que a tecnologia está transformando a sociedade em todos os seus aspectos

0

Durante sua visita a São Paulo, Satya Nadella, CEO da Microsoft, participou nesta terça-feira, 12, do evento Microsoft AI+Tour e compartilhou sua visão sobre o conceito de intensidade tecnológica, segundo o qual empresas e governos não devem apenas acelerar a adoção de tecnologia mas também construir suas próprias capacidades tecnológicas. "Nós temos uma enorme oportunidade de gerar avanços em tecnologias digitais – e especificamente em IA – para empoderar cada pessoa e cada organização no Brasil a conquistar mais", disse Satya Nadella, CEO da Microsoft.

Para medir o tamanho desta oportunidade no Brasil, a Microsoft encomendou um estudo, conduzido pela Fundação Getúlio Vargas. A pesquisa investigou o impacto da introdução da IA em mercados-chave no Brasil – Agronegócio, Transporte e Comunicação, Óleo e Gás e Setor Público – que juntos representam 36,4% do PIB do País. O estudo revelou que a adoção de IA nestes setores pode impulsionar a taxa de crescimento do PIB em até 6,43% no acumulado de 15 anos.

Como parte do compromisso da Microsoft de promover a educação no Brasil, Satya Nadella anunciou uma parceria entre Microsoft, SESI e SENAI para oferecer gratuitamente para estudantes dessas instituições treinamentos sobre IA. "Nós estamos comprometidos em assegurar que todos os brasileiros se beneficiem destes avanços, e é por isso que hoje estamos anunciando uma parceria com o SESI e o SENAI para disponibilizar aos mais de 3 milhões de estudantes treinamento em habilidades de IA, contribuindo para capacita-los para os empregos do futuro", concluiu Nadella.

Seguindo a apresentação, Satya disse que confiança e segurança são fundamentais em tecnologia e que a Microsoft trabalha para tornar seu ecossistema o mais seguro possível, reforçando que os usuários devem sempre ter o controle de seus dados. A Microsoft saúda regulamentações de uso de dados como a GDPR europeia e LGPD no Brasil e tem trabalhado próxima a governos e empresas de todo o mundo para apoiar o processo de adequação às novas regulamentações.

Casos brasileiros

Para ilustrar a transformação digital nas organizações brasileiras, Satya Nadella trouxe uma série de histórias de sucesso de clientes de diferentes indústrias com diferentes aplicações.

O festival de música Rock in Rio, por exemplo, adotou Microsoft Azure para hospedar seu website em 2017. A infraestrutura tecnológica foi desenvolvida para receber mais de 300 mil requisições simultâneas por minuto em um único dia e o website registrou 18 milhões de visualizações nos sete dias de atrações, sem qualquer problema.

Na área da saúde, a IA da Microsoft tem ajudado o Hospital 9 de Julho, em São Paulo, a prevenir a queda de pacientes nos leitos hospitalares, uma das principais causas de prolongamento do tempo de internação, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Além disso, o instituto público de reabilitação Lucy Montoro está utilizando IA e aprendizado de máquina para tornar a fisioterapia mais eficiente para os pacientes. A AACD também vai iniciar um projeto para o uso de IA com a mesma finalidade. A MAN Latin America utiliza Dynamics 365 em sua plataforma para integrar as áreas de vendas, marketing e pós-vendas com a rede de concessionárias para maximizar a experiência dos clientes e alavancar oportunidades de negócio.

O evento também contou com a participação de Cristian Gebara, CEO da Telefônica Brasil, que apresentou a Aura, uma plataforma de inteligência artificial construída em parceria com a Microsoft. Completando a lista de palestrantes, o Microsoft AI+Tour teve a participação de Luís Felipe Salin Monteiro, secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação do Ministério do Planejamento, que falou sobre os novos planos do governo brasileiro para transformar digitalmente o setor público.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.