IBM e FAPESP investem US$ 10 milhões na criação de Centro de IA do Brasil

1


A IBM e a FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) fecharam um acordo para a criação do mais avançado Centro de Pesquisa em Engenharia em Inteligência Artificial do Brasil. As pesquisas serão endereçadas a diferentes segmentos do mercado, com foco em recursos naturais, agronegócio, meio ambiente, finanças e saúde, com o objetivo de fomentar avanços científicos significativos sobre o potencial da IA.

Com financiamento de longo prazo – mínimo 2 e máximo 10 anos – IBM e FAPESP reservarão, cada uma, até USD 500 mil por ano para implementar o programa, que contará com avaliações periódicas das atividades do Centro.

A parceria reunirá o conhecimento de cientistas, professores e estudantes para a realização de pesquisa e projetos conjuntos. O Centro de IA também será o primeiro da América Latina a fazer parte do IBM IA Horizons Network (IAHN), criado em 2016 para promover a integração e colaboração entre as principais universidades do mundo, estudantes e pesquisadores da IBM comprometidos em acelerar a aplicação de IA a alguns dos maiores desafios globais, como assistência médica, processamento e reconhecimento de imagem, aprendizado de máquina, processamento de linguagem natural e tecnologias relacionadas.

IBM e FAPESP também anunciam uma chamada de propostas para que grupos de pesquisadores em universidades e institutos de pesquisa possam apresentar projetos e ideias para tornarem-se parceiros na formação do Centro.

A Universidade selecionada irá conferir um aumento no valor investido pela IBM e FAPESP e será responsável pelas instalações físicas, laboratórios, professores, técnicos, administradores para gerir o centro, entre outros. As propostas selecionadas serão anunciadas até abril de 2019 com foco em diversas áreas, incluindo:

• Algoritmos de IA: desenvolver algoritmos avançados para expandir as capacidades de aprendizado de máquina e aprendizado profundo (deep learning); criação de sistemas de IA que possam se beneficiar do aprendizado robusto e contínuo, capazes de resolver problemas complexos.

• Aplicações industriais de IA: desenvolver novas aplicações para uso profissional em indústrias como agronegócio, recursos naturais, meio ambiente e finanças.

• Representação Profunda do Raciocínio e Conhecimento: tratar o desafio de criar sistemas de IA com o mais alto nível de raciocínio (linguagem natural, dados estruturados, lógica, matemática e programação) para aprimorar a capacidade de tomada de decisão, especialmente em problemas industriais.

• IA em português: acelerar a disponibilidade de sistemas de IA que operem no idioma português para que possam ler, processar, conversar e falar em português.

• IA para o Bem: explorar como a IA pode prover benefícios econômicos e sociais de maneira holística para uma quantidade maior de pessoas, países e empresas. O centro estudará as implicações econômicas da IA e investigará como a IA pode melhorar a prosperidade e ajudar os indivíduos a conquistarem mais em suas vidas.

Propostas

A chamada de propostas para o Centro de IA está aberta para Universidades e Institutos de Pesquisa interessados, que podem enviar suas propostas para receber as instalações do novo centro. Todas as propostas serão revisadas por especialistas internacionais e deverão ser apresentadas em Inglês.

As propostas serão enviadas à FAPESP e serão distribuídas aos revisores escolhidos conjuntamente pela FAPESP e pela IBM, com conhecimento na área do Centro de Pesquisa. A data final para a submissão das propostas para a FAPESP é 15 de abril de 2019. Todas as instruções estão disponíveis e no site da instituição.

1 COMENTÁRIO

  1. Srs,

    Sou |Prof. MSc., da UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UDESC – CEPLAN, em São Bento do Sul, onde na área de TI leciono Teoria Geral de Sistemas, Empreendedorismo, e acompanho a evolução da área de TI.
    Chamaram-me positivamente a atenção os temas de TI, DEEP LEARNING, MACHINE LEARNING, que me levaram a assistir os vídeos da IBM sobre as novas Tecnologias, projetá-los para os alunos, e propor a esses pesquisas sobre o assistido, e suas aplicações, inclusive no aprendizado acadêmico.
    Outro assunto, macro, me chama a atenção é TI PROFIT CENTER.
    Desta forma, solicito informações sobre acesso ( permitido e lícito) aos trabalhos da IBM, publicados sobre os assuntos em apreço.
    Atenciosamente,
    Oto R. Bormann

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.