Vendas de impressoras e multifuncionais crescem 22% na AL em 2006

0

O Gartner acaba de divulgar uma pesquisa sobre as vendas de impressoras e multifuncionais na América Latina em 2006. De acordo com o levantamento, 11,1 milhões de impressoras, copiadoras e multifuncionais (MFP) foram vendidas no mercado latino-americano no ano passado, o que representa um aumento de 22,2% em relação a 2005. Segundo o instituto de pesquisa, o aumento das vendas de computadores foi um dos principais fatores que influíram para que a comercialização de impressoras a jato de tinta e multifuncionais crescesse 20% em 2006.

?O ano de 2006 foi a primeira vez que as entregas de multifuncionais a jato de tinta superaram as de impressoras a jato de tinta tradicionais, devido principalmente à forte queda nos preços e ao aumento do portfólio de multifuncionais para o mercado de pequenos e médios negócios?, avalia Federico de Silva Leon, analista do Gartner.

De acordo com o estudo, o mercado de equipamentos a laser teve também um ano forte, impulsionado pelas vendas de multifuncionais a laser e de impressoras a laser tradicionais, que cresceram 38% e 37%, respectivamente. Muito desse crescimento se deveu ao aumento da adoção das chamadas impressoras a laser entrada de linha e de multifuncionais. Esses equipamentos, segundo a pesquisa, continuaram com o preço em declínio no ano passado, com a média de preço de venda para impressoras a laser tradicionais abaixo de 19% em relação a 2005, o que tornou os equipamentos mais acessíveis às pequenas e médias empresas.

O estudo do Gartner aponta que a HP continuou a liderar o mercado mundial de impressoras, copiadoras e de multifuncionais em 2006, com 53,8% de participação. A fabricante, segundo o instituto, beneficiou-se das vendas de PCs e de seu amplo portfólio de produtos, que vai de equipamentos a jato de tinta a laser. A Epson e a Lexmark, por outro lado, viram sua participação de mercado cair, principalmente no segmento de jato de tinta low-end, devido à estratégia de tentarem se posicionar na área de impressão de foto e de multifuncionais.

No mercado latino-americano, a Venezuela foi o país que apresentou a maior taxa de crescimento em 2006, com 45% de crescimento, seguido por Brasil e Peru, cada um com 36%. O mercado brasileiro respondeu por 31% das vendas de impressoras na região, considerando copiadoras e multifuncionais. Esse crescimento foi impulsionado pelo programa do governo federal ?PC Conectado? e pelo aumento da adoção de impressoras a laser e multifuncionais para pequenas e médias empresas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.