Qualcomm e Intel devem se enfrentar em leilão de 2,3 GHz na Índia

0

A Índia deve realizar no próximo mês seu leilão de licenças 3G, cuja disputa promete ser quente entre as grandes operadoras que atuam naquele país. O passo seguinte será um leilão de licenças para banda larga móvel em 2,3 GHz. Ainda não há data para que ele aconteça, mas o assunto já atrai o interesse de grandes players mundiais pelo fato de a Índia ser um mercado emergente com grande potencial de crescimento em banda larga móvel. A princípio, a faixa de 2,3 GHz é mais propícia para o WiMAX, cuja tecnologia já está disponível para comercialização. Intel e Google teriam demonstrado interesse em participar do leilão indiano para essa faixa. A novidade agora é que a Qualcomm estaria estudando entrar na disputa, provavelmente na tentativa de usar tal frequencia com tecnologia LTE, analisa o site Rethink Wireless (www.rethink-wireless.com), citando matérias em jornais indianos. Qualquer player estrangeiro, contudo, terá que formar consórcios com empresas locais para apresentar propostas pelas licenças, de acordo com a legislação indiana.
Não seria a primeira vez que Intel e Qualcomm participam de leilões de espectro para fomentar tecnologias que apóiam. A Qualcomm fez isso na faixa de 450 MHz, através da antiga Inquam Venture, e também na área de TV móvel, comprando freqüências para sua plataforma MediaFlo nos EUA e no Reino Unido. A Intel, por sua vez, apoiou várias empresas na aquisição de espectro para WiMAX na Suécia, Japão e Reino Unido, além de ter investido em operadoras como a norte-americana ClearWire.
Em tese, os entusiastas do LTE poderiam esperar leilões futuros na faixa de 700 MHz na Índia. Mas por medo de que isso demore muito, talvez seja melhor garantir logo um pedaço da faixa de 2,3 GHz.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.