Telefônica lidera ranking de queixas pelo 4º ano seguido

0

As operadoras de telefonia e os fabricantes de celulares foram responsáveis por 45,8% do total de reclamações realizadas pelos consumidores no ano passado. E entre as dez companhias com maior número de queixas, cinco são deste setor: Telefônica, TIM, Claro, Sony Ericsson e Embratel, segundo balanço da Fundação Procon de São Paulo.
No ano passado, de um total de 533.805 atendimentos feitos pelo órgão, apenas 41.685, ou seja, 7,8% transformaram-se em reclamações fundamentadas, ou seja, demandas não solucionadas e que resultaram na abertura de processo administrativo.
A Telefônica, que informa ter reduzido em 78,6% a quantidade de queixas ao longo de 2009, ainda se manteve, segundo o Procon, como a líder do ranking geral de queixas e foi responsável por quase 37% do total registrado na fundação. Isso porque a conta do Procon abrange as reclamações de todo o ano, incluindo as do primeiro semestre de 2009, antes de a Telefônica suspender as vendas do Speedy e alterar a sua política de vendas e atendimento. Além disso, é a operadora com maior número de clientes na cidade. Já a fabricante de celulares Sony Ericsson saltou do décimo lugar para a quarta colocação neste ano.
A TIM, por sua vez, que ocupara o terceiro posto em 2008, neste ano ficou em quinto no ranking de reclamações, seguida pela Claro, que passou a ser a sexta colocada, operadora que em 2008 nem aparecia na lista das dez mais. A Embratel fez caminho inverso e fechou 2009 como a décima empresa no ranking de queixas do Procon-SP, contra a sexta posição de 2008.
As outras empresas do setor de telefonia e telecomunicações, como Oi, Net e Vivo, encerraram o ano passado em décimo primeiro, décimo sétimo e décimo oitavo lugares no ranking geral de reclamações, respectivamente.
Segundo a fundação Procon-SP, as 20 empresas com maior número de queixas dos consumidores foram notificadas, assim como as três primeiras de cada área, questionando o alto índice de reclamações fundamentadas e exigindo metas de redução das demandas. Dessa forma, todas as empresas de telefonia receberam a notificação do órgão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.