Atualização de segurança é apontada como causa da falha no Windows 7

3

A Microsoft divulgou nesta sexta-feira, 12, novos esclarecimentos em relação ao pacote de atualização automática responsável por gerar uma falha em computadores com Windows 7, que os impedia de funcionar corretamente. Conforme explicação da fabricante, o pacote 2823324, contido na atualização de segurança para Microsoft Windows (KB2823324), combatia uma vulnerabilidade no sistema operacional classificada como moderada.

O problema afetou diversos usuários brasileiros nesta semana. Ao instalar o pacote, o computador era reiniciado em "loop infinito". O sistema operacional não carregava adequadamente e o usuário não conseguia utilizar o PC. "Ao contrário de alguns relatos, a falha não resultou em qualquer perda de dados nem afetou todos os usuários. Entretanto, todos devem seguir a orientação que fornecemos no KB2839011 para desinstalar o update de segurança 2823324 se ele já estiver instalado", disse o gerente do grupo de comunicações da Microsoft, Dustin Childs, em publicação no blog da companhia. As instruções para desinstalar o problema são encontradas no centro de suporte online.

Existe a possibilidade, porém, de a falha não ser responsabilidade da Microsoft. Ela seria decorrente de certos tipos  de softwares instalados na máquina. "Identificamos que a atualização, quando colocada lado a lado com certos softwares de terceiros, pode causar erros de sistema", diz o comunicado de Childs. Além disso, ainda conforme ele, a vulnerabilidade "requer que um atacante tenha acesso físico ao computador para explorá-la". A correção dessa falha está sendo estudada pela empresa e deverá ser disponibilizada em breve, numa próxima atualização.

Em post publicado na quinta-feira, 11, em um de seus blogs técnicos, a Microsoft informava que o conflito estava relacionado ao antivírus Kaspersky e ao Guardião, software usado por bancos para garantir a segurança em operações de internet banking criado por uma subsidiária da Diebold. A informação, no entanto, foi retirada do site da Microsoft. Em um post publicado hoje, a companhia informa apenas que, quando colocada em conjunto com certos softwares de terceiros, a atualização de segurança KB2823324 poderia causar erros de sistema.

Procon-SP

O Procon-SP notificou a Microsoft a prestar esclarecimentos sobre as falhas ocorridas. Além da explicação da natureza do problema e a descrição dos produtos afetados, a fabricante deve "apresentar a descrição e comprovantes dos procedimentos e medidas adotadas junto aos consumidores prejudicados para a reparação do defeito, além de todos os canais criados para receber as reclamações e prestar informações sobre o problema aos consumidores".

Se for constatata algum irregularidade, a Microsoft pode ser penalizada nos termos do Código de Defesa do Consumidor (CDC). O órgão orienta as pessoas que tenham sofrido algum dano econômico a procurar as autoridades de defesa do consumidor de sua cidade, caso não cheguem a um acordo com a empresa.

Conforme esclarece o advogado Márcio Cots, sócio do Cots Advogados, especializado em direito digital, mesmo pessoas jurídicas que possuem relação de consumo com a Microsoft com a compra de licenças corporativas podem pedir reparação à fabricante. "Isso porque o sistema é utilizado para operação da empresa, não está sendo vendido ou sendo oferecido como serviço no negócio final. Logo, a empresa também é 'usuária' e pode usar o Código de Defesa do Consumidor como proteção", explica.

O trecho do CDC que respalda os prejudicados é o artigo 12. Segundo o texto, o fabricante responde "pela reparação dos danos causados aos consumidores por defeitos". Cots aconselha, contudo, a manutenção das máquinas em quarentena até que seja possível determinar a real responsabilidade da Microsoft sobre o ocorrido. "Quando a questão for solucionada, se o prejuízo for considerável, vale entrar com ação judicial para buscar ressarcimento", finaliza.

3 COMENTÁRIOS

  1. Boa Noite, no dia 10/04/13, deu uma pane em meu computador, quando fiz uma atualização.
    Com esta pane tive que levar meu computador a uma A.T. a qual me cobrou R$ 80,00 para fazer a reinstalação do Windos.
    Foi constatado também que houve uma danificação do HD, onde gastei mais R% 250,00, totalizando R$ 330,00.
    Gostaria de ter o ressarcimento deste prejuizo.
    Desde já agradeço a compreensão e retorno.

    • Olá, José.

      Conforme orientação do advogado especialista em direito digital Márcio Cots e o Procon-SP, você deve procurar a Microsoft. Caso não consiga resolver diretamente com eles, você pode procurar o Procon de sua região para assistência nos procedimentos.

      Abs
      Gabriela Stripoli
      Subeditora TI Inside

  2. oi,tenho o kaspersky internet security 2014 instalado no meu portatil com o windows 7 ultimate sp1,tem se resgitado algumas falhas que podem ser o" congelamento" do sistema,o update do database do antivirus numca fica protegido e ao chegar aos 100% sempre se gesliga,peco uma correcao para esse antivirus,agradecia a resposta.

Deixe um comentário para Gabriela Stripoli Cancelar resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.