Universidades: o desafio de formar profissionais de vendas

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Há cinco anos, em viagem ao Canadá, quando conheci Keith Thompson, chairman da SalesWays e autor do livro "Automação de Vendas Aplicada com Precisão" (em inglês, Sales Automation Done Right), me dei conta de que minha carreira de vendedor foi construída a partir de conhecimento empírico, práticas de campo e cursos que as empresas para as quais trabalhava ofereceram. De volta ao Brasil, com livro em mãos, a primeira coisa que fiz foi visitar algumas universidades e escolas de negócio para entender como a disciplina de vendas era tratada. Outro dia, conversando com alguns professores, ouvi que "era muito mais fácil aprender vendas em cursos externos especializados que existem por aí", assim como mencionado por Philip Broughton, na introdução de seu livro The Art of the Sale(2012, Penguin Press).    

Walter Friedman, em seu livro Birth of a Salesman (2004, Harvard College), observou que "enquanto escolas de negócio continuavam a oferecer algum tipo de instrução em gestão de vendas, geralmente em contextos maiores de cursos de marketing, não oferecem programas voltados para habilidades de vendas". Ainda segundo Friedman, estes cursos, tal como era no início do século passado, pareciam mais adequados aos populares livros "como fazer" ou "memórias de um vendedor bem sucedido" do que com o objetivo de formar profissionais sob o ponto de vista acadêmico. 

Nesta época, em conversa com o amigo Armando Dal Colleto, então Diretor de Programas Corporativos e  hoje Dean da Business School São Paulo,  assumi o desafio de  estudar como poderíamos incluir cursos de formação profissional em vendas no contexto não só dos programas de MBA, mas também em  programas de especialização. 

Nosso modelo foi construído a partir do caso bem sucedido na Escola de Negócios da Universidade de Connecticut, onde a Professora Doutora Mary Caravella  adotou o método descrito no livro de Keith como parte do curso Advanced Sales Course que lecionava. 

Iniciamos então algumas experiências, primeiro no âmbito de programas corporativos, em que incluímos o método em cursos de vendas específicos para profissionais de empresas. Tivemos dois casos bem sucedidos com grupos de profissionais de um frigorífico e de uma indústria de tintas onde pudemos avaliar o impacto do programa e os resultados em termos de curva de aprendizagem que culminaram em 2010 com a oferta do primeiro curso de especialização profissional em vendas  em oito semanas, onde a base é o ensino do método de vendas proposto por Keith como ponto de partida para formar gerentes e profissionais de vendas. 

O sucesso deste primeiro programa permitiu que hoje já seja oferecido um Master de Vendas, um dos primeiros programas de formação profissional em vendas no Brasil, que inclui a cadeira específica de método de vendas. Esta mesma cadeira foi incluída no curso de Gestão de Vendas, parte do programa MBA em Gestão Empresarial da Escola. Estes cursos já estão em sua terceira turma. 

Podemos dizer que o desafio foi grande e ainda resta muito a ser feito. Contudo, avançamos bastante e hoje já podemos dizer que em nosso país já existem cursos de formação em que profissionais podem se especializar em uma das profissões mais importantes na cadeia de valor das empresas: vendas. 

Enio Klein é general manager da operação SalesWays no Brasil. www.salesways.com.br, professor nas disciplinas de Vendas e Marketing da Business School São Paulo – BSP e Diretor da K&G Sistemas

4 COMENTÁRIOS

  1. Após anos de experiência em projetos de automação da força de vendas, cada vez mais eu reforço a ideia que ter um método de vendas bem definido, com etapas de claro entendimento e atividades que elucidam o objetivo a ser atingido, trazem um alto grau de objetividade nessa disciplina que gosto de chamar de ARTE. A arte da VENDA!

    Fico muito contente em saber que temos cursos dessa magnitude e expertise.

    Parabéns pelo trabalho!

  2. Nas Universidades deveria existir a disciplina "Engenharia de Vendas", essa profissão é fantástica e infelizmente seu valor não é reconhecido e sua inteligência ignorada.
    Enio admiro seu trabalho e estou sempre te seguindo! Parabéns novamente.

  3. Parabéns Ênio!
    Faz tempo que acompanho sua luta pra colocar um pouco de racionalidade, eficiência e eficácia no atendimento ao cliente.
    Sem dúvida uma adequada preparação do vendedor é parte fundamental de todo o processo.

  4. Em nosso país, aos poucos a área comercial/vendas vem conseguindo se profissionalizar e ser realmente uma opção – após décadas, onde ser vendedor era "a sobra". Métodos claros e específicos, são fundamentais para essa evolução.

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