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Cielo lança plataforma aberta para diferentes segmentos do varejo

Postado em: 12/04/2016, às 16:19 por Claudiney Santos

A Cielo anunciou nesta terça-feira, 12, a Cielo LIO, nova plataforma aberta, que inclui um terminal POS multiuso e uma variedade de aplicativos para atender empresas do varejo de todos os portes e segmentos de atuação no mercado. Com um sistema operacional próprio, o CieloOS, baseado em Android, a Cielo LIO terá uma loja de aplicativos, a Cielo Store, a partir do segundo semestre de 2016, para desenvolvedores interessados que atendam os requisitos técnicos necessários.

Segundo Rômulo de Mello Dias, presidente da Cielo, as entregas da plataforma começam em 45 dias e a expectativa é colocar no mercado cerca de 50 mil unidades até o fim deste ano — em cinco anos a previsão é chegar a 1 milhão de máquinas.  Hoje a base instalada de terminais da empresa ultrapassa 1,8 milhão de unidades.

Durante a apresentação da nova plataforma, Dias fez uma analogia com o impacto provocado pelo uso dos smartphones, por isso acredita que a Cielo LIO será um diferencial no varejo brasileiro, trazendo mudanças estruturais profundas no mercado. "Antes de usar smartphone, as pessoas não sabiam que não podiam viver sem ele", comparou.

O executivo ressaltou que Cielo LIO é fruto de tudo que a empresa vem fazendo nos últimos anos, de maneira consistente. "Da mesma forma que temos a inquietude como nossa marca registrada, estamos criando um mercado novo com o objetivo de provocar a nossa indústria e possibilitar a reinvenção do varejo", afirmou Dias.

Segundo a empresa, a Cielo LIO não é apenas uma solução de pagamento, mas uma plataforma de controle e gestão de negócios, em que o cliente poderá customizá-la baixando os aplicativos que desejar, inclusive com informações do serviço de big data que a Cielo colocará à disposição. "Ela pode, por exemplo, ajudar uma varejista a montar uma loja virtual inteira, com histórico de vendas, controle de estoque,  de  pagamentos, etc. Repensamos a experiência do lojista na hora de fazer pagamentos, diferentemente de tudo o que o segmento já conhece. Nosso foco foi pensar em como tornar essa experiência totalmente amigável e intuitiva para o nosso cliente, que esteve no centro de todo o processo", explicou Danilo Caffaro, vice-presidente de produtos e negócios da Cielo. "A Cielo LIO foi idealizada para criar uma plataforma não só inovadora, mas também transformacional, colaborativa. Isso porque as possibilidades são infinitas, com potencial de mudar significativamente a relação do lojista com o consumidor."

Características da plataforma 

O software da Cielo LIO tem como suporte uma estrutura de hardware robusta, com funções ainda novas para o segmento, como câmera digital, Bluetooth (que pode funcionar como Beacon para realizar promoções para clientes móveis) e sistema multiconexão (Wi-Fi e 3G). O aparelho tem característica de autosserviço, com FAQs, vídeos tutoriais e um tour virtual embarcados, além de um aplicativo de mensagem instantânea para atendimento online. No futuro também irá incorporar o padrão NFC (Near Field Communicatiom). "Temos mais de 1,2 milhão de terminais com NFC no mercado que não estão sendo usados. É como ter estradas onde não existem automóveis trafegando", diz o presidente da Cielo.

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Todas as atualizações de software serão feitas pela Cielo remotamente e disponibilizadas para download no próprio aparelho. A companhia também publicará APIs, um conjunto de normas que permitem que qualquer parceiro ou desenvolvedor interessados desenvolvam aplicativos para o CieloOS.

Três parceiros de negócios — NCR, Linx e VTEX — já estão em processo de desenvolvimento de suas soluções de gestão e automação comercial. A fabricação dos terminais foi terceirizada para a GTech e Quantum.

A primeira versão da família Cielo LIO já vem com funcionalidades como criar um catálogo de produtos ou serviços; registrar pedidos com leitura de código de barras por meio da câmera integrada; fazer o controle de estoques (de uma loja de roupas, por exemplo); gerenciar pedidos de mesas e dividir contas com a calculadora integrada — no caso de um bar ou restaurante.

Além disso, a Cielo LIO também recebe pagamentos, envia o comprovante digital para o consumidor e possibilita ao lojista a consulta de extratos e relatórios de vendas por período. O pré-cadastro para os interessados está disponível no site da plataforma.

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