Sistema Cacic fará inventário de computadores em Sergipe

0

O Estado de Sergipe vai utilizar o Configurador Automático e Coletor de Informações Computacionais (Cacic) para fazer o inventário de hardware e software dos seus computadores. O diretor-presidente da Agência de Tecnologia da Informação de Sergipe, João Anízio, acredita que cerca de 10 mil máquinas em mais de 40 órgãos serão inventariadas com o uso dessa ferramenta, baseada em web services (protocolos abertos para integração de dados entre diversas aplicações ou sistemas).

Para isso, foi firmado um contrato com a Comunidade Linux de Sergipe, organização não-governamental que atua na capacitação de jovens na área de software livre. Esses jovens atuarão na instalação da ferramenta e prestarão o suporte para a sua utilização. O Cacic foi desenvolvido pela Dataprev e disponibilizado ao governo brasileiro, aos estados e municípios pela Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento(SLTI).

A iniciativa de Sergipe se soma aos estados de Santa Catarina, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso e Rio Grande do Norte que também planejam utilizar o Cacic em larga escala. A implantação do configurador no parque computacional de Sergipe servirá como base para experiências em outros estados.

Desenvolvido a partir de ferramentas de código aberto, o Cacic é capaz de fornecer um diagnóstico preciso do parque computacional. A ferramenta possui um controlador automático que permite o acesso à base de dados de todos os equipamentos instalados numa rede. As informações poderão ser acessadas a qualquer momento e são gerenciadas pelo administrador de cada infra-estrutura.

Entre as informações que podem ser fornecidas por meio desse software, estão o número de equipamentos e sua distribuição, os tipos de softwares utilizados e licenciados, configurações de hardware, entre outras. Ele disponibiliza também informações patrimoniais e a localização física dos equipamentos, histórico de acessos, ampliando o controle do parque computacional e a segurança na rede.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.