Totvs cria análises preditivas e comportamentais para o varejo alimentar

0

A Totvs lançou o Fast Analytics para RMS, ferramenta desenvolvida em parceria com a GoodData, provedora americana de plataforma de análise de dados na nuvem e altamente escalável. A oferta foi desenvolvida com integração nativa ao software de gestão especialista no segmento supermercadista da companhia, o RMS não demanda nenhum tipo de customização para ser implementada, o que ocorre em, no máximo, uma semana.

Com a ferramenta, todos os dados da empresa são consolidados permitindo análises precisas, de forma rápida e em qualquer momento. O Fast Analytics para RMS possui mais de 50 indicadores voltados a três grandes áreas do varejo alimentar: vendas, compras e estoque, capazes de apoiar nas principais necessidades de gestão características do setor.

Diretamente do celular ou de outros dispositivos móveis, o gestor consegue visualizar gráficos e dashboards sobre diferentes informações, sem a necessidade de gerar relatórios, nem perder tempo para extrair e gerar essas informações. A solução agiliza e viabiliza uma gestão estratégica e eficaz dos negócios.

Entre as principais análises, está o de Acompanhamento de Metas, que permite o monitoramento constante sobre a evolução das vendas e margens. Dessa forma, não é necessário esperar o final do mês para saber, com precisão, quais foram os números alcançados. O gestor pode checar os índices diariamente pelo Fast Analytics e, a qualquer sinal de desaceleração, consegue tomar as ações necessárias, focando na otimização dos resultados e redução dos custos.

Duas outras análises também são bastante importantes para a operação supermercadista: o Controle de Estoque e a Análise de Sazonalidade. Com a primeira, a empresa consegue monitorar e controlar com precisão o seu estoque, com exatidão, e com base nessas informações, otimizar o seu giro de estoque para evitar sobras e quebras de produtos, reduzindo o desperdício e trabalhando promoções sempre que necessário.

A medida reflete diretamente nos rendimentos financeiros do varejista, que deixa de perder dinheiro. Uma pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), ano base 2015, apontou que o supermercadista é o segmento mais afetado pelas perdas no ponto de venda. A entidade apurou que o vencimento de produtos é o maior responsável, representando 39,6% dos resultados negativos das empresas do setor.

O segundo indicador, por sua vez, está direcionado à análise de determinadas épocas. É possível observar os dados levantados sobre o comportamento de compra dos clientes na Páscoa deste ano, por exemplo, para definir as melhores ações a serem adotadas no próximo período. Isso, baseando-se em visões do desempenho de cada uma das lojas da rede, que podem variar por região.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.