Apple faz acordo com Tom Tom e desiste de usar Google Maps no iPhone

0

Discretamente, entre os vários lançamentos feitos durante a Worldwide Developers Conference (WWDC), sua conferência anual para desenvolvedores, que aconteceu na cidade de São Francisco, na Califórnia, na segunda-feira, 11, a Apple divulgou um acordo com a holandesa Tom Tom para o fornecimento de mapas para o iPhone, o que representa, na prática, a desistência de usar o Google Maps. O anúncio, feito horas depois do keynote de abertura do evento, passou despercebido diante da apresentação dos novos MacBook e atualizações dos sistemas operacionais da fabricante.

Os mapas da TomTom estarão disponíveis na próxima atualização do iOS para smartphones. A nota de duas linhas, publicada no site da TomTom, não dá nenhum tipo de detalhe de como será o serviço. O certo é que a medida foi interpretada por analistas como uma decisão clara da Apple de se desvincular do Google, principal rival no mercado de de sistemas operacionais para smartphones com o Android.

A TomTom atualmente fornece mapas para o Google, mas o contrato, assinado há quatro anos, está em vias de expirar. Um dos trabalhos atuais do gigante das buscas é a construção de sua base própria de mapas, o que dá a entender que muito provavelmente a parceria com a TomTom não será mantida, de acordo com o The Wall Street Journal. Uma alternativa, a Navteq, está fora de cogitação, já que foi adquirida pela Nokia há quatro anos, por US$ 8,1 bilhões.

A TomTom já possui aplicativos para iPhone e iPad ao preço de 40 a 80 euros, dependendo do país a ser coberto. Com 29 euros adicionais, a companhia fornece serviços de trânsito em tempo real. Além disso, é a fornecedora de mapas e conteúdos relacionados para fabricantes como a Research In Motion (RIM), HTC e Samsung.

De acordo com um porta-voz da Tom Tom ouvido pelo jornal, a negociação com a Apple levou um ano para se concretizar. Segundo ele, o pacto não afetará os contratos anteriores com outras companhias do segmento de smartphones. Ele definiu como “contribuição significativa” o montante pago pela Apple em relação às vendas e lucro da empresa.

A Tom Tom iniciou suas atividades em 2004, produzindo dispositivos de navegação via satélite para automóveis, mas esse mercado enfraqueceu na Europa em meados de 2008 e um ano depois, nos Estados Unidos. Desde então, a receita da empresa vem caindo constantemente, passando de 1,67 bilhão de euros, em 2008, para 1,27 bilhão no ano passado. No último trimestre, de acordo com a empresa, foram vendidos 2 milhões de dispositivos desse tipo na Europa em comparação com 2,4 milhões no mesmo período de 2011. Nos EUA, o resultado foi ainda mais desanimador recuando de 2,12 milhões para 1,4 milhão, na mesma base de comparação. A hipótese é que os consumidores trocam GPS por funções equivalentes em seus smartphones.

As ações da TomTom abriram em alta de 14% na bolsa de Amsterdã nesta terça-feira, 12, reflexo da parceria com a Apple. Os papéis perderam cerca de um terço de seu valor nas últimas 52 semanas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.