Facebook tem menor taxa de expansão já registrada nos EUA

0

O Facebook enfrenta um período de nítida estagnação no mercado americano. O crescimento do número de visitantes únicos em abril, de 158 milhões de usuários, foi de apenas 5% na comparação com o mesmo mês do ano passado. Trata-se do menor porcentual já registrado pela comScore. De acordo com o The Wall Street Journal, que teve acesso aos dados da medição, em abril de 2011, o índice havia sido de 24%, enquanto um ano antes alcançou 89%.

Além da baixa taxa de expansão, o aumento no tempo gasto pelos usuários na rede social, também conhecido por engajamento, tem desacelerado. Embora eles tenham gasto mais de seis horas no site no mês, o que representa 16% a mais quando comparado com abril do ano passado, a taxa é bem menor que os 23% registrados em 2011 em relação ao ano anterior e que os 57% de 2010 na comparação com 2009, segundo a comScore. De certa forma,  esse comportamento era esperado, diz o analista da comScore Andrew Lipsman. Isso porque, segundo ele, a empresa já arrebatou 71% dos 221 milhões de usuários da internet nos Estados Unidos.

O levantamento aponta também que o tempo gasto no Facebook, embora menor, é mais alto quando comparado a qualquer outro site. A título de comparação, o Google contabiliza quatro horas por mês gastos em média por internauta em todos os seus sites, inclusive o YouTube, enquanto no Yahoo são três horas e meia.

Para observadores do mercado, porém, as quedas são uma das razões do comportamento "instável" das ações do Facebook na bolsa eletrônica Nasdaq, até porque a companhia "se vendeu" com um histórico de crescimento constante para a abertura de capital. Grande parte dos investidores esperava alta de três ou dois dígitos nos papéis, como o Google manteve em 2004, logo após sua oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês). Com isso, a capitalização de mercado do Facebook caiu dos US$ 100 bilhões, momentos antes do lançamento dos papéis, para cerca de US$ 70 bilhões.

No documento registrado na Security Exchange Commision (SEC), órgão regulador do mercado de capitais dos Estados Unidos, a rede social cita o extraordinário crescimento em países como Índia e Brasil como forma de seduzir os investidores. Os números atuais nesses países, no entanto, ainda são menores que os registrados nos Estados Unidos. A estratégia para evitar um revés mais forte é o acesso ao site por meio dispositivos móveis, de onde hoje praticamente não obtém receita publicitária. Para esse meio, a medição ainda é incerta. A comScore começou a rastrear o comportamento dos usuários há apenas alguns meses, por isso, não há dados conclusivos, explica Lipsman.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.