ONG pressiona Justiça a bloquear aquisição do Waze pelo Google

0

A organização não governamental Consumer Watchdog, de defesa dos consumidores, solicitou ao Departamento de Justiça dos Estados Unidos (DOJ) que impeça a aquisição do aplicativo de trânsito Waze pelo Google, por US$ 1,3 bilhão, sob o argumento de a transação se configura uma prática anticompetitiva. Segundo o jornal britânico The Guardian, a ONG envio carta ao DOJ alertando que a compra "eliminaria o concorrente mais viável do Google Maps do espaço móvel".

O diretor do projeto de privacidade do grupo, John Simpson, argumenta que "o Google já domina o mercado de mapeamento online" e alega que a empresa "foi capaz de forçar o caminho para a dominação favorecendo injustamente seus próprios serviços" em detrimento dos concorrentes, por meio de seu poder no negócio de buscas. O Consumer Watchdog está preocupado que a fusão do gigante das buscas e Waze permitirá "o acesso do Google a ainda mais dados sobre a atividade online de maneira que irá aumentar a sua posição dominante na internet".

Caso o DOJ aceite a alegação, acrescentará mais uma investigação antitruste contra o Google. Recentemente, a Comissão Federal de Comércio dos EUA (FTC, na sigla em inglês) iniciou nova investigação contra a companhia em razão de acusação segundo a qual ela abusa de seu poder no mercado para vender anúncios online, em gráficos e vídeos. Na Europa, o Google continua na batalha para encerrar as investigações sobre o favorecimento de seus serviços em sua ferramenta de buscas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.