Assinada portaria que institui padrões do governo eletrônico

0

Quase cinco meses depois consolidar a versão 1.0 do e-Ping (a arquitetura de padrões de interoperabilidade de governo eletrônico), após consulta pública junto à sociedade civil no ano passado, o governo federal finalmente instituiu o padrão que deverá ser utilizado pelos diferentes órgãos para troca digital de dados e informações. A portaria foi publicada no Diário Oficial da União de terça, dia 12.
Para planejar e apoiar a sua implantação no governo agora será formada uma coordenação com representantes de diversos órgãos. A norma vale para a administração pública federal direta, autarquias e fundações. Segundo o secretário de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Rogério Santanna, o padrão vai garantir o fluxo contínuo das informações por meios eletrônicos e, ao mesmo tempo, simplificar a vida do cidadão e fazer com que os serviços se tornem mais ágeis e fáceis de serem usados.

Justiça

Um dos primeiros projetos será a integração total das bases criminais do país pertencentes ao Sistema de Informações do Ministério da Justiça – o Infoseg. Com a inovação, dados sobre indivíduos criminalmente identificados ganharam atualização on-line acessíveis 24 horas por dia. O Infoseg passou a integrar informações de Segurança Pública, da Justiça e dos órgãos de fiscalização de todo o país referente a indivíduos criminalmente identificados, armas de fogo, veículos, condutores, entre outros.
O projeto foi idealizado em 1995 para melhorar a segurança pública no Brasil, mas esbarrava no alto custo do investimento previsto, estimado na época em cerca de R$ 4 bilhões para compra de equipamentos, softwares e pagamento de licenças. Devido a essa dificuldade, no final de 2003, apenas quatro estados atualizavam parcialmente suas informações no sistema. A meta agora é integrar todos os 27 estados ainda neste ano. Com a adoção dessa arquitetura de governo eletrônico, os custos se reduziram para R$ 8,5 milhões utilizados na aquisição de equipamentos, ampliação da velocidade da rede e modernização da infra-estrutura física.

Cartórios

A próxima etapa consiste na implantação da arquitetura e-Ping para integração dos cerca de 18 mil cartórios brasileiros. No final de junho o Ministério do Planejamento e a Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg) firmaram um convênio para a troca de informações entre os diferentes cartórios para beneficiar cidadãos, empresas e o próprio governo.
Ele vai possibilitar que mesmo sistemas com aplicações diferentes possam gerar e trocar informações em tempo real. Entre as principais vantagens previstas pelo convênio estão a redução de fraudes e de erros e a aceleração no processamento de informações, possibilitando uma comunicação mais rápida de registros de nascimentos, falecimentos, e de imóveis, entre outros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.